Home » noticia » Fisioterapeuta ressalta relevância social de divulgação correta da profissão em novelas

(Foto: A Vida da Gente/Tv Globo – reprodução)

Levar para a dramaturgia a realidade de uma profissão e o bem que ela pode fazer ao ser humano, sem promessas de milagres irreais, mas com a certeza de uma vida plena, mesmo com limitações, foi ao que se propôs a fisioterapeuta Dra. Cristina Kurthy, ao contribuir como consultora em telenovelas da Rede Globo e da Record. A primeira consultoria começou com percalços, mas com um desfecho excelente à Fisioterapia, devido a união da categoria.

A primeira parceria aconteceu em 2009. À época, a assessoria do autor da novela Viver a Vida buscava informações sobre lesão medular para escrever a história de uma das protagonistas da trama. Foram concedidas duas horas de entrevista antes que o enredo fosse ao ar e, quando por fim estreou, a surpresa veio em tom amargo, com uma passagem que não correspondia à realidade. No entanto, foi este percalço que alçou a Dra. Cristina Kurthy à consultoria até o final da novela. “Imagine a minha surpresa ao ver a cena em que um fisiatra era nomeado responsável pelo tratamento fisioterapêutico. Mas, quando a categoria, em peso, reclamou à emissora, a assessora entrou em contato novamente comigo, impressionada e questionando sobre como corrigir. Aceitei a empreitada e em poucos capítulos fizemos os ajustes, trazendo o fisioterapeuta em destaque e como responsável pelo tratamento de Fisioterapia da paciente”, salientou.

A central de atendimento da emissora ainda receberia outras ligações, mas, desta vez, relacionadas a curiosidades sobre como era realizada a transferência de um paciente da cama para a cadeira de rodas, por exemplo. “Meu receio antes de embarcar nesse projeto era o de que sempre a lesão medular é mostrada como uma etapa e, milagrosamente, o personagem volta a andar. Mas o que eu sempre quis mostrar é que há uma vida após a lesão medular, mesmo na cadeira de rodas. A recuperação nem sempre é viável, porém a superação de barreiras é real e verdadeira. E através desta história conseguimos mostrar isso a inúmeras pessoas, e a dramaturgia pôde se ater, também, no seu papel social”, enfatizou.

O receio também estava no impacto das mensagens veiculadas pela grande mídia que, quando inadequadas, podem trazer consequências ruins à vida das pessoas. Dessa forma, segundo a Dra. Cristina, os profissionais devem, sempre, questionar quando discordarem de algo, pois foi isso que a levou a mostrar a Fisioterapia de forma correta e real à população e, ao mesmo tempo, possibilitou enaltecer o potencial e beleza da profissão.

Este trabalho ainda gerou novas oportunidades em outras novelas da Rede Globo, como Insensato Coração, Joia Rara e A Vida da Gente, tendo, inclusive, representado sua profissão ao interpretar, ela mesma, uma fisioterapeuta. Realizou, ainda, laboratório para ensinar um ator a ser paraplégico em novela da Record. Nessas ocasiões, passou a ter de contar com a ajuda de sua parceira de trabalho, a também fisioterapeuta, Dra. Rachel Araújo.

Relevância Social
Segundo a Dra. Cristina Kurthy, levar a Fisioterapia ao horário nobre ainda é motivo de orgulho, não só pelo marco em sua carreira, mas, principalmente, pela possibilidade de mostrar toda a capacidade da profissão em mudar a vida das pessoas para melhor e, acima de tudo, esclarecer à sociedade todo o potencial de um paciente com lesão medular. “Ainda temos poucos fisioterapeutas na área Neurofuncional, especialmente quando se trata de lesão medular. Estes espaços nos permitem dar voz e vida a tantas histórias reais das famílias e do cidadão brasileiro”, finalizou.

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo