Home » noticia » COFFITO emite Nota de Repúdio ao novo Sistema Nacional de Saúde em substituição ao SUS

(Com informações do COFFITO)

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) vem a público expressar REPÚDIO à proposta apresentada pela Federação Brasileira de Planos de Saúde (FEBRAPLAN) de construir um sistema de saúde em substituição do Sistema Único de Saúde (SUS).

É obrigação do Estado, através dos seus governos, garantir que todo cidadão brasileiro tenha acesso a saúde pública integral de qualidade. O SUS é considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, embora existam desafios, aos longo dos anos buscamos estratégias e melhorias ao sistema por meio das políticas públicas.

Portanto, repudiamos qualquer proposta que fere a todos os princípios do SUS e representa um retrocesso aos 30 anos de trajetória da reforma da Saúde do Brasil, transpassando a Constituição Federal. Ao invés de construir um novo sistema de saúde, o que precisamos é fazer cumprir o que está previsto no SUS, financiando adequadamente o sistema, e impedindo que os planos de saúde se apropriem indevidamente desses recursos.

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo