Home » noticia » CREFITO-16 apoia campanha Janeiro Branco

(Com informações do site Janeiro Branco e do CREFITO-1)

O primeiro mês do ano é o período em que acontece o Janeiro Branco, campanha dedicada a colocar os temas da saúde mental em máxima evidência no mundo, em nome da prevenção ao adoecimento emocional humano. O CREFITO-16, por sua vez, é uma entidade que apoia o projeto, dada a importância da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia ao tema.

Segundo a página oficial da iniciativa, está tem caráter gratuito, democrático, social, solidário, inclusivo, humanista e multidisciplinar, e caracterizada pela pluralidade e diversidade de temas, direta ou indiretamente, ligados aos universos da saúde mental e emocional dos seres humanos e suas instituições. A campanha é dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a saúde mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos e instituições por vários meios, como debates, eventos em geral e outras ações de conscientização.

Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Saúde Mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

No âmbito da Fisioterapia, segundo Giuliano Mannrich, na obra “A saúde mental e as questões de reabilitação física”, o objetivo geral do tratamento em saúde mental é oferecer ao sujeito a manutenção do estado de saúde e concomitantemente a reabilitação de sua capacidade funcional, restaurando sua integridade física, social e mental, proporcionando com isso um aumento na independência e qualidade de vida do indivíduo, modulando e melhorando seu autocontrole e otimizando o tratamento clínico da pessoa com transtorno psiquiátrico.

Por outro lado, Mara Cristina Ribeiro e Ana Lúcia Machado, no artigo “Terapia Ocupacional e as novas formas do cuidar em saúde mental”, sustentam que essa área do conhecimento ocupa um lugar comprometido com o direito, a cidadania e a ética, conduzindo a um conhecimento que induz à flexibilidade nas ações, assim, ela não deve ser apenas uma estratégia de intervenção para eliminação e controle do mal estar psíquico, mas deve colaborar para que a vida coletiva e as existências individuais sejam mais abertas, interessantes e criativa e nós, terapeutas ocupacionais, facilitadores desse processo de mudança, precisamos ser incansáveis criadores de possibilidades.

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo