Home » noticia » Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência: como fisioterapia e terapia ocupacional contribuem essa causa

Na data de 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, a data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o país possui 45 milhões de pessoas com deficiência, quase 24% da população. O CREFITO 16, por sua vez, apoia esta causa e trabalha no sentido de fomentar os objetivos preconizados pela data comemorativa, na divulgação da importância da fisioterapia e da terapia ocupacional em prol da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Na terapia ocupacional, atividades lúdicas, artísticas, profissionalizantes, de adequação postural e autocuidado, prescrição de equipamentos e outras medidas viabilizam, aos pacientes, a possibilidade de ter conhecimento de suas limitações e potencialidades, explorando-as.

Com uma avaliação criteriosa do paciente, é possível elaborar planos de reabilitação e adaptação, inclusive lançando-se mão de equipes multidisciplinares.

Já no que tange à fisioterapia, esta pode ser uma aliada para possibilitar maior independência ou conforto à pessoa com deficiência, por ser uma ciência da área da saúde cujo objetivo é preservar, manter ou restaurar as funções de órgãos e sistemas do corpo humano.

Os tipos de tratamentos são os mais variados, a exemplo de fisioterapia neurológica, cinesioterapia, fisioterapia traumato-ortopédica-funcional e fisioterapia respiratória.

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo