Home » noticia » Crefito 16 apoia maior piso salarial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

O CREFITO 16 é uma das entidades que apoia as Ideias Legislativas que propõem a elevação dos pisos salariais de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Ambas propostas requerem o reajuste para R$ 4.800,00, por 30 horas de trabalho semanais.

Após ter alcançado 20 mil votos de apoio — atualmente, conta com mais de 37 mil —, a proposta de novo piso dos profissionais da fisioterapia passou a ser uma Sugestão Legislativa, que será debatida no Senado Federal. “Essa profissão é de suma importância para a sociedade e merece ser mais valorizada, pois muitos se dedicam aos estudos por 4 a 5 anos na faculdade, sem contar os anos de pós-graduação, para melhor atender a população. O piso salarial proposto é digno de quem exerce essa profissão, que atualmente é pautada na prática inequívoca de evidências científicas. Por mais valorização e melhores condições de trabalho”, diz o texto no site do Senado.

Mais recente, a dos terapeutas ocupacionais está próxima aos sete mil votos. De acordo com o texto da sugestão em pauta, o pedido foi feito “considerando a importância dessa profissão no cenário Social, da Saúde e da Educação, além da manutenção das condições básicas da vida profissional, pessoal e familiar” dos profissionais da área.

“O Crefito 16 atua politicamente em prol da remuneração condigna dessas áreas, a qual é necessária para o subsídio de uma prática profissional adequada, que ofereça qualidade e segurança aos usuários dos respectivos serviços”, comentou o presidente do Conselho, Fernando Muniz.

Já para o conselheiro da entidade e membro da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO, Dr. Abidiel Pereira Dias, as respectivas remunerações dessas áreas estáão desatualizadas e as proposta são formas de fortalecer as categorias. “O tema nunca teve a atenção que merece, mesmo com a atuação da CAP. Existe um espaço gritante entre a valorização idealizada e a real valorização social da profissão. Esta é a principal questão”, explica Dr. Abidiel Dias, que também aproveita para ressaltar a importância do máximo possível de assinaturas favoráveis.

As proposta estão disponíveis para votação clicando AQUI (novo piso dos terapeutas ocupacionais) e AQUI (fisioterapeutas).

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo