Arquivo de Notícias

Arquivo de Notícias

  • Data: novembro 18, 2015
  • Data: junho 01, 2016

CREFITO 16 inicia com sucesso o projeto CREFITO JOVEM

No ano de 2016, intitulado como o “Ano do Acolhimento”, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região, a exemplo de outros regionais, como o CREFITO 1, CREFITO 4 e CREFITO 14, lança o CREFITO JOVEM, entidade de apoio à autarquia, constituída por estudantes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de diversas instituições de ensino superior do Estado do Maranhão. Essa iniciativa tem como objetivo precípuo aproximar os acadêmicos da realidade política das categorias, permitindo que atos normativos das profissões sejam assimilados com mais tranquilidade por aqueles que irão ingressar futuramente no mercado de trabalho, estreitando laços, dirimindo dúvidas e principalmente, incrementando a conscientização dos futuros profissionais. No último dia 14 de maio, Conselheiros do CREFITO 16 receberam convidados no Auditório da Universidade Ceuma para uma manhã solene e produtiva que marcou o alvorecer do CREFITO JOVEM no Maranhão.

Entre os presentes, Dr. Marcelino Martins, Presidente do CREFITO 14, autarquia que congrega os profissionais do vizinho Estado do Piauí e Débora Alves, Presidente do CREFITO JOVEM daquele conselho. O evento iniciou com um discurso acolhedor do Dr. Fernando Muniz, Presidente do CREFITO 16, que mesmo à distância, fez questão de enunciar palavras calorosas aos presentes, neste momento único para o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão. O Presidente enfatizou que toda atividade proposta pelo CREFITO JOVEM ao CREFITO 16 vai instigar e encorajar o acadêmico durante a sua jornada para que este entenda a importância da Autarquia em sua futura vida profissional e tenha pleno conhecimento de seus direitos e deveres frente à sua profissão e a sociedade.

Para o Dr. Marcelino Martins, Presidente do Conselho Regional da 14ª Região, o convite para prestigiar a formação do CREFITO JOVEM no Estado do Maranhão foi gratificante. “Ficamos muito contentes em compartilhar as nossas recentes experiências com os acadêmicos maranhenses e participar do lançamento oficial deste projeto tão significativo”, ressaltou. A cerimônia contou ainda com a participação da Dra. Letícia Padilha, Diretora-Secretária do CREFITO 16 que aclarou as funções da Autarquia e em seguida passou a palavra para o Dr. Abidiel Pereira Dias, Presidente da Comissão de ética, que discorreu sobre Código de Ética e sua importância para os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

 O ponto culminante do dia foi dedicado à escolha livre e democrática dos jovens acadêmicos que compõem a primeira gestão do CREFITO JOVEM, respaldada em documento elaborado especificamente para esse fim. Na sequência, veja os registros desta importante etapa do Ano do Acolhimento do CREFITO 16:

DSCN0613 DSCN0600 DSCN0597 DSCN0594 DSCN0599 DSCN0616 DSCN0617 DSCN0619 DSCN0624 DSCN0635 DSCN0637 DSCN0658 DSCN0660 DSCN0666 DSCN0674 DSCN0680 DSCN0700 DSCN0697 DSCN0690 DSCN0689 DSCN0687 DSCN0685 DSCN0702 DSCN0708 DSCN0711 DSCN0719 DSCN0720 DSCN0747 DSCN0745 DSCN0740 DSCN0736 DSCN0731 DSCN0723 DSCN0750 DSCN0761 DSCN0772 DSCN0770 DSCN0768 DSCN0766

  • Data: maio 17, 2016

CREFITO 16 inicia campanha para Recadastramento Regional

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região – CREFITO 16 informa a todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado que no último dia 16 de maio, segunda-feira, foi iniciado o período de recadastramento presencial ou via correios. A atualização dos dados ocorre devido ao processo desmembramento, sucedido em agosto de 2015, que gera aos profissionais a necessidade de adaptação da carteira e cédula ao novo Conselho responsável pela jurisdição do Maranhão, o CREFITO-16.

Vale ressaltar ainda que, os profissionais que possuírem a cédula atualizada com o CREFITO 16, poderão desfrutar de parcerias com convênios que estão sendo organizados pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão. O Recadastramento Regional será realizado por ordem alfabética e será necessária a apresentação dos seguintes documentos para efetuá-lo:

  • Carteira profissional tipo passaporte
  • Cédula de identidade profissional original,
  • Uma foto 3X4,
  • Documentos originais (RG – CPF)
  • Cópia simples do diploma de graduação

**Caso tenha perdido algum documento, acesse o link de 2º Via de Documentos clicando aqui para regularizar a sua situação e poder fazer o seu Recadastramento sem problemas.

Os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais devem comparecer à sede do CREFITO 16 (Av. do Vale, Quadra 23, Lote 09, Sala 511. Ed. Carrara, Bairro: Renascença II CEP 65075-660 – São Luís/MA) para solicitar o recadastramento e aqueles que não residem na capital maranhense, podem enviar seus dados via Correios com as cópias autenticadas dos documentos supracitados.

prog

  • Data: maio 13, 2016

CREFITO 16 em manifestação contra abusos por parte das Operadoras de Planos de Saúde

Em mais um ato responsável e conscientemente focado em um futuro melhor para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional no Brasil, o CREFITO 16, representado por meio da sua Comissão de Procedimentos e Honorários, participou do ato pela implantação da Lei 13.003/2014 e legalização dos contratos entre Operadoras de Planos de Saúde e Prestadores de Serviços, nesta sexta-feira, dia 13 de maio, no Rio de Janeiro.

Do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, Dra. Louise Gondim, Coordenadora do DEFIS – Departamento de Fiscalização, foi a porta-voz dos profissionais maranhenses durante a manifestação. “Apesar da grande conquista que as profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional tiveram com a publicação da Lei nº 13.003/2014, ainda há muito a ser trabalhado, principalmente no que tange ao cumprimento dessa norma que como todos sabem, é de extrema importância para assegurar a saúde de qualidade para a população e, ao mesmo tempo, a longevidade do trabalho do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional em nosso país”, pontua a Conselheira Efetiva do CREFITO 16.

A Lei em questão determina que os valores estabelecidos nos contratos devem ser reajustados anualmente, até 90 dias após o início de cada ano. Não havendo acordo entre operadoras e prestadores dentro desse prazo, o índice de reajuste será fixado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Outro dispositivo introduzido pela Lei 13.003/2014 obriga as operadoras a manterem a oferta de serviços de saúde durante a vigência dos respectivos contratos, mesmo que haja substituição de prestadores, a qual deve ser comunicada aos usuários com 30 dias de antecedência. Além disso, a ANS estabelece que as OPS’s são obrigadas a oferecer todos os procedimentos previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS. Ignorar a Lei afeta diretamente os profissionais. Junte-se ao CREFITO 16 nessa mobilização pelo fim dos abusos por parte das Operadoras de Planos de Saúde. Temos que exigir que a ANS cumpra seu papel e faça com que a Lei seja respeitada!. Clique aqui e leia a Lei 13.003/2014 na íntegra.

lo lo2 lo3

  • Data: maio 11, 2016

Dra. Luziana Maranhão visita Universidade e a sede do CREFITO 16

Em passagem pela capital maranhense a convite do CREFITO 16, Dra. Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão, Vice-Presidente do COFFITO, aproveitou a ocasião para conhecer a sede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão. A Terapeuta Ocupacional que ministrou a Rodada de Conversa com profissionais da região no dia 25 de abril, conversou com o Presidente da autarquia maranhense, Dr. Fernando Muniz e com os outros Conselheiros presentes realizando uma manhã produtiva dentro do CREFITO 16.

 Na mesma ocasião, a Vice-Presidente do COFFITO acompanhada pela Diretora-Tesoureira do Conselho, Dra. Márcia Rodrigues e também pela Presidente da ABRATO, Dra. Claides Devincenzi, também fez uma visita às instalações da Universidade Federal do Maranhão onde foi bem recebida pelo Coordenador de Saúde Mental do Estado, Dr. Marcio Menezes e pela Terapeuta Ocupacional, Dra. Dilza Neri.

luzi1 luzi2

  • Data: abril 25, 2016

Sistema COFFITO/CREFITOs lança material sobre microcefalia

Criada pelo Sistema COFFITO/CREFITOs, a cartilha “Diagnóstico: Microcefalia. E agora?” aborda, entre outros temas, a relação entre o vírus Zika e a microcefalia, formas de prevenção, sintomas mais comuns após o diagnóstico, início e formas de tratamento, e as principais necessidades das crianças e das famílias. O período em que o tratamento será realizado e a formação profissional adequada para o atendimento também são mencionados no material que você pode adquirir agora mesmo.

Clique aqui e baixe a cartilha “Diagnóstico: Microcefalia. E agora?”

 

  • Data: abril 25, 2016

CREFITO 16 publica edital para abertura de convênios com empresas

editalcrefito

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região publicou n último dia 7 de abril, edital de abertura de convênios com empresas mais diversos segmentos (farmácias, livrarias, academias, cinemas, cursos de idiomas, etc.).

Este ato tem como objetivo conceder benefícios aos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional regulamente inscritos no CREFITO 16. Para ter acesso ao Edital completo acesse: http://tinyurl.com/j5gb3pe

  • Data: abril 22, 2016

Universidade recebe Presidente e Conselheiras do CREFITO 16

 

Uma visita a Universidade Ceuma, marcou mais uma importante etapa do “Ano do Acolhimento” do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão – CREFITO 16. O encontro teve como objetivo promover a aproximação entre a Instituição formadora de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais com a autarquia que congrega esses profissionais.

A comitiva do Conselho maranhense foi recebida pela Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profa. Karla Virgínia Castro, pelo Prof. Marcus Vinicius Viegas Lima e por supervisores da Clínica Escola. Acompanhado das Conselheiras Efetivas, Dra. Louise Gondim e Dra. Letícia Padilha, Dr. Fernando Muniz, Presidente do CREFITO 16 ressaltou a importância de gerar essa parceria do Conselho com a educação dentro das Instituições. “É na universidade que estão os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais que farão diferença na área nos próximos anos. O CREFITO 16 sabe do peso que isso tem e por isso está aberto para receber alunos, professores e coordenadores para diminuir dúvidas, ouvir questões importantes, discutir aspectos relacionados às profissões e conhecer melhor o Conselho da sua região”, ressaltou o Presidente.

A Conselheira Dra. Letícia Padilha também emitiu as suas impressões sobre o contato com a IES. “Nesse primeiro momento, o nosso objetivo é de nos apresentar e manter um vínculo com os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado, nesse caso específico nos reunimos com os profissionais de Fisioterapia da Universidade Ceuma como uma forma de estreitar os laços entre esses profissionais e o Conselho. Considero a visita à Instituição bastante proveitosa e essa troca de experiências mais ainda”, finalizou a Conselheira Efetiva do CREFITO 16.

IMG-20160405-WA0013 IMG-20160405-WA0009

  • Data: abril 20, 2016

Conselheiro Efetivo fala dos cuidados para a prática do balé

Na manhã da última quarta-feira, dia 19 de abril, o Conselheiro Efetivo do CREFITO 16, Dr. Abidiel Pereira Dias, concedeu uma entrevista ao vivo no Jornal Bom Dia Mirante para falar sobre os cuidados físicos necessários para quem deseja praticar com responsabilidade o balé como atividade física, sobretudo as crianças.

O Fisioterapeuta explicou que apesar da dança trazer vários benefícios, é necessário ficar atento a alguns detalhes que podem fazer diferença na saúde, como a postura, saber distinguir sinais de dor, principalmente nos joelhos, pés e tornozelos, além de destacar, com riqueza de detalhes os movimentos complexos dessa arte e a repercussão nos praticantes infantis. Clique aqui e assista a entrevista completa com o Dr. Abidiel Pereira Dias sobre o tema.

  • Data: abril 14, 2016

Saiba como foi a Audiência Pública do CREFITO 16 em São Luís

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de São Luís participaram no dia 31 de março de uma Audiência Pública promovida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região (CREFITO-16). O produtivo encontro foi realizado no auditório da OAB – MA e contou com a presença de toda a cúpula da autarquia maranhense, além de coordenadores de algumas comissões. O objetivo do evento foi promover a interação dos profissionais locais com o Conselho, conversando, ouvindo e tirando dúvidas sobre temas importantes para ambas as áreas.

Na abertura da audiência, o presidente do CREFITO 16, Dr. Fernando Muniz, expôs realizações, desafios e planos da atual gestão da autarquia, como as ações de combate ao exercício ilegal das profissões, a importância do conselho na garantia de uma assistência profissional responsável, além de ressaltar as perspectivas de aprimoramento profissional, cenário atual e prognóstico das duas categorias em São Luís, no Estado do Maranhão e no Brasil.

Para o Fisioterapeuta Andrey Leon, a iniciativa do CREFITO 16 em realizar encontros como esse é extremamente positiva, pois agora é possível interagir e conhecer aqueles que são responsáveis pelo trabalho dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Maranhão. “O desmembramento que criou a autarquia maranhense veio em um excelente momento, os profissionais agora sentem que podem contar com o seu Conselho”, destacou o profissional.

A Terapeuta Ocupacional Joana Patrícia Lopes lembrou que essa acessibilidade do CREFITO 16 é importante e mais importante ainda é a participação dos profissionais em eventos como esse. “A autarquia está fazendo a sua parte para acolher os profissionais e temos que fazer o mesmo participando ativamente dessas atividades. Temos que colaborar para o crescimento do Conselho e consequentemente das nossas categorias”, pontuou a Dra. Joana. Após a explanação do presidente, os presentes apresentaram vários questionamentos a respeito da atuação do CREFITO 16 e do exercício profissional por ele fiscalizado no Estado do Maranhão. Ao final do encontro, Dr. Fernando Muniz agradeceu a presença de todos e colocou o Conselho à disposição dos profissionais e estudantes da região. Abaixo, veja fotos do evento:

DSCN0339 DSCN0347 DSCN0348 DSCN0351 DSCN0353 DSCN0354 DSCN0356 DSCN0362 DSCN0364 DSCN0365 DSCN0370 DSCN0371 DSCN0374

 

  • Data: abril 13, 2016

Regulamentação da equoterapia é aprovada na Comissão de Direitos Humanos

A regulamentação da equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência foi aprovada na última quarta-feira, dia 6 de abril, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O texto aprovado é um substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 13/2015) e segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagens interdisciplinares nas áreas da saúde, educação e equitação com o objetivo de promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. De acordo com a proposta, a prática passa a ser condicionada a um parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica. Também deve ser exercida por uma equipe multiprofissional, constituída por médico, médico veterinário e uma equipe mínima de atendimento composta por psicólogo, fisioterapeuta e um profissional da equitação.

Também poderão fazer parte da equipe, sempre em abordagens individualizadas, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e professores de educação física, desde que possuam curso específico na área da equoterapia. Outra exigência é que deve haver o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo praticante, por meio de um registro periódico, sistemático e individualizado das informações em prontuário.

Fonte: COFFITO

Revisão: ASCOM – CREFITO 16

  • Data: abril 11, 2016

CREFITO 16 comemora receptividade de Encontro de Boas-Vindas!

No último dia 2 de abril, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão – CREFITO 16 promoveu a primeira edição do ENCONTRO DE BOAS-VINDAS direcionado para bacharéis de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, formados no segundo semestre de 2015. O evento inédito reuniu um bom número de jovens graduados interessados em ouvir as palavras de seus representantes em uma manhã acolhedora no Hotel Veleiros, localizado na capital maranhense.

A inciativa do CREFITO 16 teve como principal objetivo a interação desses bacharéis com o Conselho que congrega as profissões que escolheram, trocar informações sobre áreas de atuação em expansão, especialidades reconhecidas pelo COFFITO, perspectivas de aprimoramento profissional, cenário atual e prognóstico das duas categorias em São Luís, no Estado do Maranhão e no Brasil, orientações para uma relação harmônica com o Conselho Regional, Sindicato e Associações congêneres, além de um intenso intercâmbio de experiências, envolvendo a equipe do CREFITO 16 e os profissionais acolhidos.

O encontro teve início com uma abertura solene realizada pelo Presidente da autarquia maranhense, Dr. Fernando Muniz, que fez uma apresentação focada na importância do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão na vida dos bacharéis em seus próximos passos dentro das respectivas categorias e explicou as principais leis e atos normativos que regem as profissões. Toda a cúpula do CREFITO 16 esteve presente, além do corpo administrativo e coordenadores de algumas comissões.

A programação teve continuidade com a participação dos Conselheiros efetivos Dra. Marcia Rodrigues e Dr. Abidiel Dias, que na ocasião esclareceram pontos importantes das áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional respectivamente, como dúvidas sobre o registro para habilitação ao exercício profissional, cursos livres, pós-graduação e especialidade profissional. Na sequência uma mesa de debates foi estabelecida para tirar dúvidas dos presentes com forte participação dos recém-formados que interagiram o tempo todo com os Conselheiros. A manhã do ENCONTRO DE BOAS-VINDAS do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do MA foi finalizada com sorteios de brindes e uma atividade dinâmica e oportuna com a performance de um mágico que acrescentou a dose certa de entretenimento para esse dia tão produtivo. Abaixo, veja algumas fotos do evento:

DSCN0391 DSCN0393 DSCN0396 DSCN0397 DSCN0399 DSCN0401 DSCN0404 DSCN0411 DSCN0425 DSCN0440 DSCN0442 DSCN0445 DSCN0448 DSCN0451 DSCN0480 fotojornal untitled

 

  • Data: março 30, 2016

CREFITO 16 se posiciona contra a forma EaD para graduação em fisioterapia

Em parceria com o COFFITO que no último mês de fevereiro divulgou um parecer com posicionamento contrário à abertura e à prática de EaD para a Fisioterapia, o CREFITO 16 resolveu também entrar neste debate sobre o combate à formação de Fisioterapeutas pelo chamado ensino à distância. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão ressalta a importância do contato com os pacientes, que deve permear a formação profissional.

“A Fisioterapia exige habilidades teórico-práticas que não podem ser desenvolvidas sem o contato direto com o ser humano”, afirma o Presidente do CREFITO 16, Dr. Fernando Muniz. “Estão formando profissionais precários que representam um risco à saúde coletiva e à segurança dos pacientes. É preciso questionar a quem interessa essa formação”, destaca. Porém, é necessário exaltar que os instrumentos de ensino à distância, sejam na forma de emails, telefonemas, sites, vídeos, sons, ambientes virtuais, blogs etc., também podem e devem ser usados, mas como forma de complementar uma graduação presencial e não substituir a mesma.

O EaD apresenta vários problemas de ordem acadêmica e social. Entre eles, estão a quase inexistência da possibilidade de programas de iniciação científica e a falta de perspectiva de prosseguir os estudos em nível de pós-graduação. “No EaD, muito provavelmente os estudantes também não terão acesso fácil a boas bibliotecas nem ao necessário contato pessoal com outros estudantes e professores da mesma área e, muito menos, com estudantes e professores de áreas diferentes (ao frequentarem disciplinas optativas ou encontrá-los nos espaços comuns, por exemplo), coisas fundamentais e uma das características essenciais das universidades”, pontua o Dr. Fernando Muniz. Sendo assim, adotar o método como substituto do ensino presencial poderá comprometer gravemente a qualidade da formação dos profissionais de que o país precisa.

É válido ressaltar que diversos países que usam o ensino à distância atualmente, o fazem em proporções muito inferiores ao que está acontecendo no Brasil e direcionam essa fórmula àqueles que realmente não podem ter acesso a educação presencial, como prisioneiros, pessoas impossibilitadas de locomoção, aqueles que trabalham em tempo integral (estes últimos, sobretudo nos países e em cursos nos quais a educação superior é exclusivamente, ou quase exclusivamente, em tempo integral), militares engajados, entre outros. “Adotar o EaD no Brasil como substituto do ensino presencial poderá comprometer gravemente a qualidade da formação dos profissionais de que o país precisa e nós precisamos lutar para reverter essa situação”, finaliza o Presidente do CREFITO 16.

CAPA-FACE-EAD

  • Data: março 28, 2016

CREFITO 16 participa das eleições do COFFITO para quadriênio 2016-2020

Nos últimos dias 17 e 18 de março de 2016, na sede do Conselho Federal de Fisioterapia de Terapia Ocupacional – COFFITO, em Brasília, foi realizada a eleição para o colegiado responsável pela autarquia durante o quadriênio 2016-2020, sendo eleita por 11 votos a 5, a Chapa 2.

Representando o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, Dr. Fernando Muniz, Presidente da autarquia maranhense, exerceu o voto do CREFITO 16 em favor da chapa vencedora e testemunhou as primeiras palavras do Dr. Roberto Mattar Cepeda, Presidente do COFFITO, após a votação: “Nós vamos continuar trabalhando em prol das nossas profissões, seguiremos protegendo a sociedade, e manteremos a nossa luta para construirmos uma história digna e vitoriosa para as nossas categorias”, destacou. Vale ressaltar que entre os membros da Chapa vencedora está o Dr.Abidiel Pereira Dias, Conselheiro Efetivo da autarquia maranhense. Abaixo, os nomes que compõem a Chapa 2 e algumas fotos do encontro:

Membros efetivos da Chapa 2: Dra. Ana Rita Costa de Souza Lobo, CREFITO 6.723-TO; Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva, CREFITO 15.728-F; Dra. Daniela Lobato Nazaré Muniz, CREFITO 101.881-F; Dra. Luziana Carvalho de A. Maranhão, CREFITO 1.067-TO; Dr. Marcelo Renato Massahud Júnior, CREFITO 6 0.044-F; Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, CREFITO 3.907-TO; Dra. Patrícia Rossafa Branco, CREFITO 29.271-F; Dr. Roberto Mattar Cepeda, CREFITO 6.036-F; e Dr. Wilen Heil e Silva; CREFITO 28.007-F; e membros suplentes: Dr. Abidiel Pereira Dias, CREFITO 12.484-F; Dr. Bruno Metre Fernandes, CREFITO 69.471-F; Dra. Elineth da Conceição Braga Valente, CREFITO 19.958-F; Dra. Elizandra Gonçalves de L. e C. Rodrigues, CREFITO 3.998-TO; Dra. Fernanda Assunção, CREFITO 6.487-TO; Dr. Hugo Pereira Goreti, CREFITO 82.246-F; Dr. José Wagner Cavalcante Muniz, CREFITO 9.860-F; Dr. Omar Luis Rocha da Silva, CREFITO 1.903-TO; e Dr. Ricardo Lotif Araújo, CREFITO 33.481-F.

Créditos: COFFITO

coffito1 coffito2 coffito03 coffito04 coffito6

  • Data: março 22, 2016

ABRAFIN contesta meios de comunicação após reportagem

No último dia 19 de janeiro, foi divulgada uma matéria no mínimo polêmica nos jornais Zero Hora, do Rio Grande do Sul e o Estado de Minas, de Minas Gerais com o seguinte título: FISIOTERAPIA NÃO AJUDA PACIENTES COM PARKINSON, DIZ ESTUDO. O estudo a que se refere o artigo em questão foi feito pela JAMA, uma revista britânica de alto índice de impacto, sendo uma das mais respeitadas no mundo. 

Ocorre que a reportagem desses meios de comunicação realizou uma interpretação equivocada de um estudo que com um modelo pragmático diz que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional da maneira como são oferecidas para a população fora do Brasil (ou seja, em doses pequenas), não produz o benefício que a literatura já comprovou que existe.

O parecer a seguir, elaborado pela ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional) procura esclarecer o objetivo deste estudo, mostrando sua importância no planejamento e gestão dos serviços de Fisioterapia, públicos e privados da Inglaterra e também em outros países. Clique aqui e leia na íntegra a resposta da ABRAFIN sobre a errônea pauta.

  • Data: março 14, 2016

Curso capacitará profissionais para estimulação precoce de bebês

O Ministério da Saúde disponibilizou na última sexta-feira (11), aos profissionais de saúde o Curso de Estimulação Precoce. O conteúdo foi desenvolvido em razão do cenário de urgência dado pelo aumento de casos de microcefalia em todo o país em decorrência de infecção pelo vírus Zika. A iniciativa faz parte das ações previstas no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia, que está sendo executado pelo governo federal.

O curso é destinado a fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos e enfermeiros que trabalham com estimulação precoce e que atuam nos diversos serviços da Rede SUS (Atenção Básica e Especializada), como os ligados aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os Centros Especializados em Reabilitação.

As aulas serão na modalidade de educação a distância. Para acessar o conteúdo, é preciso fazer um cadastro na página da AVA-SUS. Os alunos deverão assistir aulas virtuais, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá fazer as unidades educacionais no dia e horário que for mais conveniente.

O curso tem 120 horas-aula de duração e é dividido em cinco capítulos. Os módulos abordam: introdução a temática da estimulação precoce; desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos; estimulação precoce; uso de tecnologias assistivas e o brincar e a participação familiar na estimulação precoce.

  • Data: março 10, 2016

Presidente do CREFITO 4 visita sede do CREFITO 16

Em Janeiro, O CREFITO 16 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão) recebeu a visita do Presidente do CREFITO 4 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da quarta região), Dr. Anderson Luís Coelho e do chefe de Gabinete da presidência daquele conselho, Jonas Costa. A visita reflete uma atitude de cooperação e disponibilidade do conselho de Minas Gerais e foi revestida de grande importância, sobretudo pelos bons fluidos e vivências trazidas daquele regional, que congrega em torno de 25.000 profissionais.

Nessa passagem pelo CREFITO 16, os representantes da autarquia do Estado de Minas Gerais trocaram experiências com os membros do Conselho Maranhense e acompanharam de perto os procedimentos, rotinas administrativas e ações que estão sendo aplicadas no CREFITO 16. No registro a seguir, Dr. Anderson Luís Coelho (à direita), posa ao lado dos Conselheiros do MA, Dra. Letícia Padilha, Dr. Abidiel Dias e com o chefe de gabinete da presidência da 4° região, Jonas Costa.

12558377_671366352965752_106291358_n

 

  • Data: março 09, 2016

Presidente do CREFITO 16 fala sobre o sedentarismo em entrevista na TV

E na manhã desta quarta-feira, dia 9, o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, Dr. Fernando Muniz, foi o convidado entrevistado do quadro Saúde do Bom Dia Mirante para esclarecer dúvidas dos telespectadores sobre os riscos do sedentarismo.

Clique aqui e confira a matéria completa com a participação do Presidente do CREFITO 16.

muniz

  • Data: março 08, 2016

Capital maranhense se prepara para receber o IV CONEFIR

Profissionais de Fisioterapia do MA se preparam para um grande evento. A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), juntamente com a afiliada regional Maranhão, irá promover o “IV CONEFIR – IV Congresso Nordestino de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia intensiva” que ocorrerá em outubro de 2017, na cidade de São Luís.

A proposta do conclave será congregar profissionais de referência de todo o Brasil nessas especialidades para fomentar o crescimento técnico científico regional. Na capital maranhense, sede do aguardado evento, a afiliada da ASSOBRAFIR é presidida pelo Dr. Daniel Lago Borges e conta como parte da sua diretoria, os Conselheiros Efetivos do CREFITO 16 Dra. Louise Gondim e o Dr. Gustavo Pires.

Segundo os Conselheiros, o Congresso irá movimentar bastante o mercado maranhense. “Além de apresentar novas tecnologias e atualidades de cunho técnico científico nas áreas da Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Respiratória e da Fisioterapia em Terapia Intensiva, o evento também vai incentivar os participantes sobre a relevância da aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a graduação e a pós-graduação motivando-os para realização de atividades que visem o desenvolvimento de novas pesquisas em todos os níveis de atenção à saúde”, revela a Dra. Louise Godim.

Para o Dr.Gustavo Pires, um dos pontos fortes do CONEFIR é basicamente congregar e promover o intercâmbio entre alunos, pesquisadores e profissionais que atuam nas áreas citadas anteriormente, visando também promover discussões de cunho político profissional, a implementação de ações e o cumprimento da legislação vigente, melhorando as condições de trabalho e o reconhecimento social. Acompanhe sempre o site e as redes sociais do CREFITO 16 para saber as novidades do evento.

  • Data: março 02, 2016

CREFITO 16 discute criação de Sindicato de Terapia Ocupacional no MA

Na manhã desta segunda-feira (07), o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (CREFITO 16), Dr. Fernando Muniz, ao lado da Vice-Presidente, Dra. Ângela Maria Cecim estiveram reunidos com o procurador jurídico da autarquia maranhense, Deolindo Rodrigues e com a Dra. Precila Cavaignac, Terapeuta Ocupacional, em um produtivo encontro onde foi discutido pelos envolvidos a elaboração do Sindicato de Terapia Ocupacional do Estado do Maranhão. O Conselho apoia o processo de criação da entidade e ressalta que o Movimento Sindical se caracteriza como uma ação de base e só se concretiza com a participação e envolvimento de toda a categoria interessada.

Para o Dr. Fernando Muniz, é extremamente necessária a consolidação de um Sindicato vivo, participativo e atuante em defesa dos interesses coletivos dos trabalhadores e usuários dos serviços de Terapia Ocupacional. “Sindicalizar-se é mais que participar da sua entidade de classe, é exercer sua cidadania, é valorizar sua profissão e seu trabalho, é lutar por seus direitos já conquistados, ampliando-os. Em resumo, podemos dizer que os trabalhadores encontram em um sindicato uma tribuna de expressão pessoal que não seria possível de outra forma”, explicou o Presidente do CREFITO 16.

Dr.Fernando Muniz ao centro, conversa com a Dra. Precila Cavaignac à esquerda, Dra. Ângela Maria Cecim e com o assessor jurídico Deulindo Rodrigues na sede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão.

Dr.Fernando Muniz ao centro, conversa com a Dra. Precila Cavaignac à esquerda, Dra. Ângela Maria Cecim e com o assessor jurídico Deulindo Rodrigues na sede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão.

 

ASCOM CREFITO 16

  • Data: março 02, 2016

Presidente do CREFITO 16 participa do I Ciclo de Palestras Sobre Fisioterapia Hospitalar

E nos últimos dias 26 e 27 de fevereiro, a Liga Acadêmica de Fisioterapia Hospitalar da Faculdade Santa Teresinha (CEST), em São Luís, recebeu o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, Dr. Fernando Muniz no Primeiro Ciclo de Palestras Sobre Fisioterapia Hospitalar. O evento que aconteceu no Niap/Inspirar São Luís (Núcleo Integrado de Aprimoramento Profissional) teve o apoio da filial maranhense da ASSOBRAFIR e seu objetivo principal foi pontuar temas relativos à Fisioterapia Hospitalar no contexto científico, ético e social, destacando o Fisioterapeuta e a sua relação com o paciente e o mercado de trabalho atual.

O Presidente do CREFITO 16 que participou da abertura do I Ciclo de Palestras, da Mesa Redonda “Gestão em Serviços de Saúde” e também ministrou a palestra “Avanços e Desafios da Fisioterapia no Âmbito Hospitalar”, ressaltou a importância de fazer parte de ações como essa: “A presença do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional é importante para esclarecer e tirar dúvidas dos estudantes e profissionais, contribuindo assim para a formação de Fisioterapeutas com princípios morais fortalecidos dentro do seu universo de trabalho”, resumiu o Dr. Fernando Muniz. Abaixo, veja cliques do Primeiro Ciclo de Palestras:

untitled untitled7

Créditos das fotos: Assessoria CEST

Créditos das fotos: Assessoria CEST

 

ASCOM CREFITO 16

 

  • Data: fevereiro 29, 2016

CREFITO 16 disponibiliza lista de registros definitivos dos profissionais de Imperatriz

E nesta quarta, quinta e sexta-feira, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão estará presente na cidade de Imperatriz para realizar mais um CREFITO 16 itinerante e desta vez com o objetivo de regularizar a situação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da região sul do Estado. Aos profissionais listados abaixo, a autarquia maranhense avisa que está em posse de seus registros definitivos prontos para serem entregues:

Michelli Ferreira Costa

Isadora Arruda Parente

Jullyana da Silva Teofilo

Vanessa Alencar Santos

Monica Soares Fernandes

Ana Paula Silva Barros

Karyna Kelly Oliveira

Vale lembrar que o CREFITO 16 itinerante ficará neste período no Colégio Santa Luzia, localizado na Rua Sergipe, n° 1157, Bairro Santa Rita. A ação irá acontecer da seguinte forma: nos dias 2 e 3 de março, das 08 às 12 horas e das 13 até às 17 horas. No dia 4 de março, o atendimento será das 08 às 15 horas. Contamos com a sua presença!

  • Data: fevereiro 29, 2016

COFFITO publica parecer contrário à graduação em Fisioterapia na modalidade EAD

Nos últimos dias 19 e 20 de fevereiro, em Brasília, a Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação da Fisioterapia do COFFITO, analisou a graduação em Fisioterapia na modalidade de Educação a Distância (EAD). Com o intuito de proteger a população e assegurar uma formação de qualidade aos futuros profissionais, foi publicado um parecer com posicionamento contrário à abertura e à prática de EAD para a Fisioterapia. Entre os participantes da Comissão estava o Dr. Fernando Muniz, presidente do CREFITO 16.


Para o presidente da autarquia maranhense, o método é inadequado em instruir o profissional fisioterapeuta, pois não garante segurança e qualidade na formação. “A modalidade EAD não possibilita, de forma alguma, habilitar a formação de graduação em Fisioterapia”, destacou o Dr. Fernando Muniz em frase incluída no parecer. Clique aqui e leia na íntegra o documento do COFFITO sobre o assunto. No registro a seguir, os membros da Comissão reunidos:

Dra. Carla Adriane Pires, do CREFITO 8, Dr. Fernando Muniz, Presidente do CREFITO 16, Dr. José Wagner Cavalcante ao lado da Dra. Lilian Rose, ambos do CREFITO 12, Dr. Marcelino Martins, do CREFITO 14 e Dra. Rita de Cássia, do CREFITO 10.

Dra. Carla Adriane Pires, do CREFITO 8, Dr. Fernando Muniz, Presidente do CREFITO 16, Dr. José Wagner Cavalcante ao lado da Dra. Lilian Rose, ambos do CREFITO 12, Dr. Marcelino Martins, do CREFITO 14 e Dra. Rita de Cássia, do CREFITO 10.

ASCOM CREFITO 16

  • Data: fevereiro 29, 2016

Conselheiro Efetivo do CREFITO 16 ministra palestra em hospital de São Luís 

No final do mês de janeiro de 2016, ocorreu a Semana de Qualidade e Segurança do Paciente Crítico, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento foi realizado no Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM) e contou com a participação de profissionais do estabelecimento . A ação, que foi iniciada no dia 25, teve uma vasta e dinâmica programação com o intuito principal de conscientizar e implantar a cultura da segurança do paciente, além de promover a qualidade da assistência à saúde. Entre as palestras que fizeram parte da Semana de Qualidade e Segurança do Paciente Crítico, “Ventilação Mecânica para Multiprofissionais”, foi ministrada pelo Conselheiro Efetivo do CREFITO 16, Dr. Gustavo Pires.

Para o Fisioterapeuta, a iniciativa foi relevante, pois deu aos profissionais um novo olhar sobre a importância da prevenção de eventos adversos em pacientes sob ventilação artificial objetivando melhores resultados clínicos nesta população. “Foi gratificante repassar aos presentes o quão necessário é ter sempre grandes profissionais preparados à disposição da nossa população e posso dizer que isso só se conquista com investimentos e constante busca pelo conhecimento”, afirmou o Dr. Gustavo Pires.

 

  • Data: fevereiro 25, 2016

ABRAFIN emite parecer sobre microcefalia

Tendo em vista o aumento dos casos de microcefalia por todo o país, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), solicitou a Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) um parecer sobre a estimulação precoce e microcefalia.

O documento divulgado recentemente apresenta esclarecimentos e sugestões sobre a importância e papel da Fisioterapia Neurofuncional na estimulação precoce das crianças com microcefalia. Clique aqui e veja o parecer.

Nos dois dias de mutirão realizado no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, 15 bebês foram atendidos e sete tiveram microcefalia descartada. Foto: Divulgação

  • Data: fevereiro 24, 2016

CREFITO 16 realiza atendimento para profissionais do sul do Estado

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão informa que nos próximos dias 2, 3 e 4 março, será realizado na cidade de Imperatriz mais um CREFITO 16 itinerante e desta vez com o objetivo de regularizar a situação dos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da região sul do Estado.

Serão oferecidos diversos serviços administrativos, tais como emissão de boletos, entrega de documentos, negociação de débitos e outros. A ação ocorrerá no Colégio Santa Luzia, localizado na Rua Sergipe, n° 1157, Bairro Santa Rita. O CREFITO 16 irá receber os profissionais da seguinte forma: nos dias 2 e 3 de março, das 08 às 12 horas e das 13 até às 17 horas. No dia 4 de março, o atendimento será das 08 às 15 horas. Contamos com a sua presença!

  • Data: fevereiro 22, 2016

CREFITO 16 disponibiliza lista de documentos para entrega

Em breve, novas listas de documentos serão divulgadas aqui em nosso site, incluindo LTT, Transferência Secundária e Carteira Definitiva. Se o seu nome encontra-se na listagem a seguir, faça uma visita a sede do CREFITO 16 com a sua carteira profissional e solicite a sua documentação.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão fica localizado na Av. do Vale, Quadra 23, Lote 09, Sala 511 do Ed. Carraras, Bairro Renascença II em São Luís/MA.

CERTIFICADOS DE ESPECIALISTA DISPONÍVEIS PARA RECOLHIMENTO

 

Dr.(a) Adriana Rolim Lima

Dr.(a) Alaide Glaucia Pereira de Castro

Dr.(a) Aldenice Sodre Rodrigues

Dr.(a) Alexandrina de Cássia Maciel Pereira

Dr.(a) Alexsandra Silva Mesquita dos Santos

Dr.(a) Alice Lúcia Silva e Sousa

Dr.(a) Amanda Guimarães da Silva

Dr.(a) Ana Caroline Silva Costa

Dr.(a) Bianca Sousa Lima

Dr.(a) Carleanny Almeida dos Santos

Dr.(a) César Leonardo Ribeiro Guedes

Dr.(a) Claudenice Piedade

Dr.(a) Daniel Lago Borges

Dr.(a) Daniele Duarte Santos Sousa Aguiar

Dr.(a) Danielle Gomes Dutra

Dr.(a) Elayne Nancy Duarte Colins

Dr.(a) Elisangela Veruska Nobrega C. L. Lima

Dr.(a) Emanuelle Cristinne M. de Sousa As

Dr.(a) Enio de Araújo Silva

Dr.(a) Eteldera Cristina Lima Abreu Dominici

Dr.(a) Fabyelle Froes Rebelo

Dr.(a) Flávia dos Santos Camara

Dr.(a) Flaviana Santos de Sousa

Dr.(a) Florbela Correa Pereira

Dr.(a) Franklin Coelho de Sousa

Dr.(a) Gabriela Ramos Miranda Cardoso

Dr.(a) Georgia Raquelly Santos Silva

Dr.(a) Geraldo Henrique Costa Mendes Filho

Dr.(a) Gustavo de Jesus Pires da Silva

Dr.(a) Gustavo José Arouche Santos

Dr.(a) Heberte Gusmão Souza Júnior

Dr.(a) Heberton de Sousa Licar

Dr.(a) Hugo Leonardo Silva de Freitas

Dr.(a) Isabel Katarinne Costa dos Santos

Dr.(a) Isabela Atem Gonçalves Camarco

Dr.(a) Jessica Kelly Passos Maranhão

Dr.(a) João Carlos Amorim Júnior

Dr.(a) Josane Soares Pinto

Dr.(a) José Ronaldo Moraes Pereira

Dr.(a) José Ronaldo Moraes Pereira

Dr.(a) Joseany Soares Rego

Dr.(a) Kleyton Costa Silva

Dr.(a) Laíse Neves Carvalho

Dr.(a) Lana dos Santos Martins

Dr.(a) Leilyanne Diniz Moraes

Dr.(a) Liana de Moraes Rego Petinelli

Dr.(a) Lorena Vanessa Ribeiro Costa

Dr.(a) Louise Aline Romão Gondim

Dr.(a) Marcos Moreno Salgado

Dr.(a) Maria Célia Cruz Diniz

Dr.(a) Maria Jhany da Silva Marques

Dr.(a) Mariana Cavaignac Sousa do Rego

Dr.(a) Marilia Martins Silva

Dr.(a) Marina de Albuquerque Gonçalves Costa

Dr.(a) Maurícius Vinícius dos Santos Gonçalves

Dr.(a) Mayara Gabrielle Barbosa e Silva

Dr.(a) Monique Ferreira Cunha

Dr.(a) Najala Borges de Sousa

Dr.(a) Natália Pereira dos Santos

Dr.(a) Nilton Maciel Mangueira

Dr.(a) Patrícia Rodrigues Ferreira

Dr.(a) Rafaella Lima Oliveira

Dr.(a) Raíssa Estrela Carvalho Pereira

Dr.(a) Reminianne Arruada de Araújo

Dr.(a) Ricardo Brito Silva

Dr.(a) Ricardo Martins Moreira Lima

Dr.(a) Romelson Privado Silva

Dr.(a) Rosana Mota da Silva

Dr.(a) Rosely Amorim Araújo

Dr.(a) Saulo Francisco Pinto Alburquerque

Dr.(a) Sheila Lima Diógenes Santos

Dr.(a) Tatiana Vieira da Cunha

Dr.(a) Willy Leite Lima

  • Data: fevereiro 15, 2016

CREFITO 16 alerta aos riscos de atuar na ilegalidade nas profissões

Além de estimular a exação no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e de velar pelo prestígio e bom conceito dos que as exercem com competência e ética, o CREFITO 16 tem também a responsabilidade de orientar, fiscalizar e punir aqueles que optaram por praticarem atos ilícitos contra estas áreas de atuação.

Para o Dr. Fernando Muniz, Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, um conselho de classe jamais pode dar as costas à atitude negativa que é empregar alguém que não seja realmente um profissional plenamente habilitado para exercer o papel de Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional em um estabelecimento. “A nossa função é assegurar a melhoria permanente dos serviços prestados pelas categorias a população do Estado. Somente quem está inscrito no CREFITO 16 está capacitado para atender bem os seus pacientes, pois, além de ter a formação superior adequada, está agindo de acordo com as legislações que conduzem a atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional”, alerta o Presidente.

Vale destacar que o Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional ou qualquer outro membro da sociedade que verificar uma situação de irregularidade tem o dever de denunciar ao Conselho mais próximo. “As denúncias relativas ao exercício ilegal da profissão no MA podem ser encaminhadas ao CREFITO 16, através dos números (98) 98231 6791, (98) 3304 7779 ou pelo canal disponível em nosso site, onde garantimos o sigilo da origem dessas acusações”, destaca a Dra Louise Gondim, Coordenadora do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão. Abaixo, veja alguns alertas:

fiquede

 

  • Data: fevereiro 05, 2016

COFFITO disponibiliza Consulta Pública e abre o debate sobre Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia.

Já está disponível para Consulta Pública, no site do COFFITO, o documento elaborado pela ABENFISIO (Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia) que trata sobre a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia. De acordo com a ABENFISIO, entre as justificativas para análise do tema, está a inserção do profissional fisioterapeuta em diversos cenários e níveis de atenção à saúde.

Essa ampliação assim como o seu campo de conhecimento, tem sofrido influências socioculturais e econômicas, projetando a Fisioterapia em uma necessidade contínua de reconfiguração de suas práticas e de imprescindível readequação do processo de formação na graduação, visando conceber um profissional alinhado com as necessidades elencadas na realidade.

Sendo assim, para engrandecer o debate e levar o tema ao conhecimento de mais profissionais, a ABENFISIO optou pela realização dessa consulta pública, que se configura como uma das etapas do processo de estudo e reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Fisioterapia. Clique aqui e saiba mais.

ASCOM CREFITO 16

  • Data: fevereiro 02, 2016

CREFITO 16 realiza audiências públicas em cidades do MA

Dando continuidade ao “Ano do Acolhimento” do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região (CREFITO 16), nos próximos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, esse conselho irá visitar as cidades de Imperatriz, Açailândia e Balsas com o objetivo de realizar encontros com Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais dessas localidades.

slider-01
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região ressalta com essa ação o desejo de estar mais presente nos municípios e de envolver os profissionais de todo o Estado nas ações do conselho.
Vale destacar que em todas as cidades vão ocorrer audiências públicas abertas para os profissionais e estudantes das respectivas categorias. Em breve, informações exatas sobre locais e horários. Contamos com a sua participação!
ASCOM CREFITO 16

 

  • Data: fevereiro 02, 2016

Veja a diferença entre Conselho, Associação e Sindicato

É necessário entender as funções de cada organismo, pois assim você terá como saber onde resolver o seu problema. Não é todo Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional que tem conhecimento da diferença entre Conselho, Associação e Sindicato. Isso faz com que o engano ocorra com frequência. Abaixo, veja as atividades dos Conselhos, Associações, Sindicatos e tire as suas dúvidas sobre o assunto:

CONSELHO: Os chamados Conselhos Regionais foram criados para regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional. São entidades fiscalizadas pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior: dele emanam resoluções para os regionais. Cabe a ele julgar em grau de último recurso procedimentos éticos e administrativos. Os conselhos regionais têm seu espaço de atuação delimitado por leis constitucionais. Muitas vezes, estão impedidos legalmente de fazer mais pela profissão, senão estarão invadindo a área de outras instituições, como Associações e Sindicatos.

ASSOCIAÇÃO: Pessoa jurídica de direito privado, responsável por congregar os profissionais de determinada área, visando atualização e aprimoramento profissional, através da promoção de eventos, cursos, vendas de publicações da área, criação de grupos de trabalho por áreas, etc. Também atua na divulgação da profissão, visando abrir vagas no mercado de trabalho, podendo disponibilizar bancos de currículos e divulgar vagas.

Elas possuem cunho científico e o objetivo de reciclar os conhecimentos, atualizando os mesmos diante de uma sociedade que exige cada vez mais qualidade, especialização, excelência e competência.

SINDICATO: Pessoa jurídica de direito privado, que tem sua ação voltada para as questões referentes à relação de trabalho, tais como salário, horas extras, insalubridade, acordos e dissídios coletivos, etc. Entidade constituída para fins de proteção, estudo e defesa de interesses comuns.

Os profissionais podem se associar livremente. Tem as prerrogativas de representante legal da categoria perante os três níveis de governo e junto ao Poder Judiciário. Faz todo ano negociações salariais com os sindicatos e federações patronais. Ingressa anualmente na Justiça do Trabalho com o dissídio coletivo da categoria, que fixa o percentual de reajuste dos salários, piso salarial e demais benefícios.

ASCOM CREFITO 16

  • Data: janeiro 26, 2016

Cientistas desenvolvem macacos transgênicos para estudar autismo

Cientistas chineses criaram os primeiros macacos geneticamente modificados que exibem comportamentos relacionados ao autismo. De acordo com o estudo, publicado nesta semana no periódico científico “Nature”, o objetivo é que os macacos ajudem na compreensão do distúrbio em humanos e no desenvolvimento de tratamentos.

Até o momento, a pesquisa do autismo é feita em roedores, animais que possuem uma biologia bastante diferente dos primatas. Alguns cientistas, contudo, levantam questões sobre a eficácia de modelos animais no estudo do distúrbio, que ainda tem causas desconhecidas pela medicina.

Para criar os macacos transgênicos, os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, em Xangai, desenvolveram macacos afetados pela duplicação do gene MECP2, uma falha genética que, em humanos, é responsável por uma síndrome rara. Essa desordem se apresenta na infância e provoca uma série de sintomas – alguns iguais aos vistos no espectro do autismo. De acordo com os pesquisadores, os macacos exibiram comportamentos muito similares a pacientes humanos com autismo, como padrões repetitivos de comportamento, altos níveis de ansiedade e problemas de interação social.

Foto-de-Macaco

Uma segunda geração de macacos também apresentou a síndrome e os comportamentos do espectro autista. Os macacos tinham propensão a andar em círculos em suas jaulas, mostrando-se defensivos e com altos níveis de stress, além de serem antissociais. Os sintomas se mostraram mais severos no sexo masculino, como em humanos. “Nosso estudo abre o caminho para o uso eficiente de macacos geneticamente modificados para estudar desordens cerebrais”, afirmam os autores.

Fonte: OGlobo

  • Data: janeiro 26, 2016

Governo pagará bolsa mensal a famílias de bebês com microcefalia

Bebês diagnosticados com microcefalia em todo o País vão ter direito a receber um salário mínimo por mês, uma espécie de aposentadoria, desde que pertençam a famílias com renda mensal de até R$ 220 (um quarto do salário mínimo) por pessoa. A medida deve ser anunciada nos próximos dias pelo governo como forma de proteção às famílias pobres com crianças portadoras da má-formação.

Época

A reportagem apurou que o Ministério da Saúde já repassou a lista com os municípios onde foram registrados casos de microcefalia para que o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) faça um cruzamento com o cadastro único do governo de benefícios sociais. Em nota, o MDS confirmou que está em diálogo com os técnicos do Ministério da Saúde.
O BPC (Benefício de Proteção Continuada), instituído pela Constituição de 1998 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), garante 1 salário mínimo mensal a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência que não tenham meios para se sustentar nem podem ser sustentadas pela família, independentemente da idade. Atualmente, 4,2 milhões de pessoas são beneficiadas. O orçamento deste ano, sem incluir os casos de microcefalia, estima pagamentos de R$ 48,3 bilhões.

Pais

Para o advogado especialista em Direito previdenciário Rômulo Saraiva, além das consequências da microcefalia, para a concessão do benefício deve ser acrescentado o impacto da doença na vida dos pais. “Essas crianças precisam de cuidados especiais e do tempo deles, que, muitas vezes, têm de abdicar do emprego”, afirmou.

O último boletim do Ministério da Saúde, com dados até 16 de janeiro, relata a existência de 3.893 casos suspeitos de microcefalia no País. Para pedir o benefício, é preciso agendar uma perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo telefone 135. A reportagem do Estado ligou para a central de atendimento, que informou ser preciso o número da identidade e do CPF da criança para fazer o agendamento. Para a concessão do benefício, a criança passará por avaliação médica e social.

Por causa do represamento de perícias, motivado por uma greve no INSS, os agendamentos são feitos para até abril e maio. No entanto, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, é assegurada a oferta prioritária dessa avaliação para os beneficiários e famílias do Benefício de Proteção Continuada. Saraiva explicou que, caso o pedido seja negado ou demore mais de dois meses, as famílias podem recorrer à Justiça.

Fonte: Agência Brasil.

  • Data: janeiro 25, 2016

Conselheiro Efetivo do CREFITO 16 fala dos riscos em carregar muito peso na mochila

E a convite do jornal Bom Dia Mirante, o Conselheiro Efetivo do CREFITO 16, Dr. Abidiel Pereira Dias, deu uma esclarecedora entrevista na edição de quarta-feira (27), falando sobre como o peso em excesso na mochila dos estudantes é um risco para a saúde. Clique aqui e assista a matéria completa.

abdi

  • Data: janeiro 14, 2016

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais são contemplados com concurso público no MA

O CREFITO 16 começa o ano celebrando uma grande vitória para a Terapia Ocupacional e Fisioterapia do Estado do Maranhão, e por consequência, uma perspectiva especial para a saúde funcional da população maranhense. No último dia 8 de janeiro, foi divulgado o Concurso EMSERH, da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, oferecendo mais de 8 mil vagas entre cargos de todos os níveis de escolaridade, com direito a salários que variam de R$ 880,00 a R$ 4.500,00. A seleção irá acontecer por meio de provas objetivas com questões de múltipla escolha para todos os cargos. A data prevista para aplicação do exame é o dia 03 de abril, os locais e horários ainda não foram definidos, no entanto, serão informados aos candidatos em breve (para baixar o edital, clique aqui).

Vale ressaltar que dentre essas oportunidades, 277 são para Fisioterapeutas em diversas áreas e 26 vagas destinadas aos Terapeutas Ocupacionais. Para o Dr. Fernando Muniz, Presidente do CREFITO 16, trata-se de um momento histórico para as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, pois nunca antes houve um concurso com tantas vagas para essas áreas e com valores de renumeração melhores, em especial aos profissionais mais especializados. “Estamos muito contentes com essa conquista. Em 2015, no início da nossa gestão, estivemos reunidos com Secretário de Saúde do Estado do MA, Dr. Marcos Pacheco onde foi possível discutir diversas questões referentes ao papel da Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, destacando causas de suma necessidade como a insuficiência destes profissionais em centros de saúde regionais e os valores de remuneração insuficientes para o subsidio e capacitação profissional, comprometendo assim a qualidade de assistência”, destaca o Dr. Fernando.

Ele ainda enfatiza que o concurso da EMSERH é sim algo para ser celebrado, porém é só o começo do que o CREFITO 16 espera compartilhar com aqueles que prezam pela ética, transparência e honestidade em sua área de atuação. “Muito ainda irá melhorar aos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Maranhão e o CREFITO 16 segue atuante com essa mudança”, finaliza o Presidente.

ASCOM/CREFITO 16
ascom@crefito16.gov.br

 

 

  • Data: janeiro 14, 2016

Conselheiros do CREFITO 16 promovem ações no interior do Estado

No ano intitulado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região (CREFITO 16) como o “Ano do Acolhimento”, a diretoria da autarquia tem como objetivo promover encontros com Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais maranhenses nas mais diversas regiões do Estado. O CREFITO 16 ressalta com essa ação o desejo de estar mais presente nos municípios e de envolver os profissionais de todo o Maranhão nas ações do conselho.

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de janeiro, a Diretora-Tesoureira, Dra. Márcia de Souza Rodrigues ao lado dos Conselheiros Efetivos, Dr. Abidiel Pereira Dias e Dra. Louise Aline Romão Gondim, irão juntos visitar profissionais e centros de saúde nas cidades de Caxias, Codó e Bacabal.

A proposta principal será a de escutar as necessidades loco-regionais dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais dessas áreas, com o intuito de planejar estratégias de ações para tais regiões e reforçar o comprometimento em estar mais perto destes profissionais. Vale ressaltar que em todas as cidades vão ocorrer reuniões a partir das 19:30h, abertas para os especialistas e estudantes da área de saúde.

Dra. Márcia de Souza Rodrigues, Dr. Abidiel Pereira Dias e Dra. Louise Aline Romão Gondim, pretendem falar sobre os atos normativos mais recentes e também explanar dúvidas sobre fiscalização para que todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado possam se adequar dentro do que o CREFITO 16 espera da exação profissional. Não deixe de acompanhar aqui no nosso site a cobertura completa dessa jornada.

ASCOM/CREFITO 16
ascom@crefito16.gov.br

 

  • Data: janeiro 13, 2016

Ministério divulga diretriz para estimulação precoce de bebês com microcefalia

O Ministério da Saúde disponibilizou na última quarta-feira (12), para todos os profissionais e gestores do país, as Diretrizes de Estimulação Precoce: Crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia. O documento foi elaborado em razão do atual cenário de urgência dado pelo aumento de casos de microcefalia em todo o Brasil em decorrência de infecção pelo vírus Zika.

Mortes-bebes-microcefalia-investigadosPernambuco

São orientações aos profissionais das equipes da Atenção Básica e Atenção Especializada para a estimulação precoce. O conteúdo é direcionado às crianças com microcefalia, podendo se aplicar ainda a outras condições ou agravos de saúde que interfiram no desenvolvimento neuropsicomotor nesta fase.

  • Data: janeiro 13, 2016

Valores anuidade 2016

Atenção profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Estado do Maranhão, o CREFITO 16 ( Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região) informa que já pode se efetuado o pagamento da anuidade referente a este ano de 2016. Abaixo, confira os valores:

A contribuição anual do CREFITO 16 poderá ser paga:

– Com 10% de desconto até 29/02/2016 = R$385,20

– Com 5% de desconto até 29/03/2016 = R$406,60

– Pagamento integral até 29/04/2016 = R$428,00

O CREFITO 16 disponibiliza também pata o conforto do profissional, a opção de pagamento parcelado de anuidade, podendo ser quitada em 5 parcelas de R$85,60, com vencimento da seguinte forma:

1° parcela até 29/02/2016

2° parcela até 29/03/2016

3° parcela até 29/04/2016

4° parcela até 30/05/2016

5° parcela até 30/06/2016

ATENÇÃO: O profissional que não receber o boleto em sua residência por favor, entre EM CONTATO COM O CREFITO 16 pelos telefone: (98) :(98) 3304-7779 e (98) 3304-7774 ou solicitar o mesmo pelo e-mail: atendimento@crefito16.gov.br

 

 

  • Data: janeiro 12, 2016

Atenção caros colegas profissionais:

Em função ao recente desmembramento do CREFITO 12 para o nascimento da nossa sede no MA, o CREFITO 16, alguns profissionais poderão receber em suas casas os informes de anuidade 2016 registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Pará, mas pedimos desde já que desconsiderem gentilmente o mesmo, pois é apenas um erro de mudança que está sendo devidamente corrigido em nossa sede.

samae-estende-prazo-para-pagamento-de-faturas-atrasadas-660x375

O CREFITO 16 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão) solicita que os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais maranhenses aguardem o documento que será enviado pelo Conselho de seu Estado.

  • Data: janeiro 11, 2016

Coffito disponibiliza as Cartilhas de Valorização e Dignidade Profissional!

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional divulgou recentemente as Cartilhas de Valorização e Dignidade Profissional. Os arquivos reúnem as resoluções do Código de Ética, do Referencial Nacional de Procedimentos e dos Parâmetros Assistenciais. Além das normativas internas, também poderão ser encontradas as últimas novidades da Saúde Suplementar e como proceder na hora de consolidar um contrato com uma operadora de plano de saúde.

Lembre-se Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, a valorização da nossa profissão está em suas mãos. Clique aqui e baixe a Cartilha de Valorização e Dignidade Profissional da Fisioterapia. E aqui para a Cartilha de Valorização e Dignidade Profissional da Terapia Ocupacional.

  • Data: janeiro 11, 2016

Como o pilates ajuda a prevenir problemas cardíacos

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), atividades físicas moderadas e regulares, como o pilates, reduzem de 20% a 25% o risco de problemas cardíacos, além de diminuírem a gravidade de deficiências associadas a cardiopatias e outras doenças crônicas. Isso, porque a atividade trabalha corpo e mente, auxiliando o praticante no aumento da capacidade respiratória, ganho de consciência corporal e maior oxigenação sanguínea durante o exercício, aumentando com isso o funcionamento cerebral.

Para quem deseja aderir a prática, é válido destacar que os exercícios do pilates elevam os batimentos cardíacos, levando sangue rico em oxigênio para todas as fibras musculares. Esse processo ajuda a reverter disfunções nos vasos sanguíneos e, por aumentar o consumo de oxigênio no sangue, melhora a produção de energia no músculo. Além disso, auxilia a função respiratória por trabalhar a musculatura do local.

pilates-suspenso

A prática do pilates também ajuda no aumento da massa magra e, consequentemente, da força muscular, o que gera uma melhora na funcionalidade e diminui os fatores de risco cardíacos. Os problemas do coração associados à falta de exercício físico contribuem para o aparecimento de dores musculares, diminuição da capacidade funcional e cansaço. Nesse sentido o pilates é um ótimo aliado.

  • Data: janeiro 8, 2016

ANUIDADE 2016

Atenção profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Estado do Maranhão, o CREFITO16 ( Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região) informa que já pode se efetuado o pagamento da anuidade referente a este ano de 2016. Esta entidade autárquica Federal instituída pela Lei 6.316 de 1975 vem a público explanar qualquer dúvida relacionada ao valor da mesma. Leia a seguir:

1- De acordo com a Lei 6.316/75 é de responsabilidade exclusiva do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional-COFFITO, definir os valores das anuidades, taxas, emolumentos e multas aplicáveis aos inscritos nos CREFITOS pelo país.

2- No último mês de outubro, o COFFITO publicou a resolução de N.456/2015 que decretou os custos das anuidades para o exercício durante todo o ano de 2016. Foi atribuído o valor de R$ 428,00 (quatrocentos e vinte e oito reais) como taxa para pessoa física e jurídica.

3- Vale ressaltar que é oferecido o parcelamento dessa anuidade em até cinco parcelas mensais e sucessivas sem juros, do valor total de R$ 428,00 que deverão ser quitadas com início até o último dia útil de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2016, o que corresponde a R$ 85,60 mensais.

4- Desta forma, ressaltando que a organização e funcionamento dos serviços úteis e essenciais à regulamentação e fiscalização do exercício profissional dependem exclusivamente da arrecadação das anuidades, constituindo-se como única fonte de custeio dos CREFITOS e COFFITO, contamos com a compreensão dos colegas.

5- Para finalizar, vale relembrar que o adimplemento das obrigações pecuniárias junto aos CREFITOS é condição elementar para o exercício ético da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional de acordo com o Código de Ética e deontologia da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

Respeitosamente

A Diretoria

  • Data: janeiro 8, 2016

         Tetraplégico, jovem encontrou paz e o amor da sua vida na fisioterapia

Depois do sim, ela saiu empurrando cadeira e ele, segurando o buquê. O corredor da igreja se iluminou com o sorriso dos dois. Frederico encontrou na fisioterapeuta primeiro uma amiga e depois uma esposa. Tetraplégico desde 2008, após fraturar a quinta vértebra num acidente de moto quando foi atingido por um veículo que invadiu a preferencial, o veterinário passou por temporadas de reabilitação. Em 2010, em meio a uma depressão e a vontade de não fazer mais nada, uma amiga trouxe uma profissional para atende-lo em casa. Hoje a fisioterapeuta é madrinha do casamento dele. À época, para substitui-lá quando fosse necessário, ela apresentou a amiga, Maria Alice.

“De vez em quando ela ia em casa, passear, bater papo quando tinha uma janela ou outra. Todo mundo acha que começou ali, mas não, primeiro foi uma amizade mesmo”, explica Frederico Machado Rios, de 34 anos.

No mesmo ano, por incentivo de outra amiga, ele resolveu criar o blog “Acessibilidade na Prática”, como colaboradores, passou a chamar os amigos, entre eles a fisioterapeuta Maria Alice. “Aí que a gente se aproximou mais ainda, saímos para tirar fotos dos lugares, até que a Naila, a fisioterapeuta teve que assumir mais um período na coordenação do curso da universidade e perguntou se a Maria podia me assumir como paciente”, conta Frederico.

640x480-4b33f10ae6cdddd0babbe38886545f2c

Maria Alice e Frederico no altar. (Foto: Eurides Aoki)

Como fisioterapeuta, Maria Alice ajudou na reabilitação e a pesquisar o que saía de novo no mercado. Quando os dois começaram a “flertar”, foi que ele passou a ter vergonha. “Eu falava: o que as pessoas vão pensar? Uma mulher bonita dessa com um cara todo estrupiado?” A relação foi avançando e ele resolveu então entrar num acordo, para que ela deixasse de ser fisioterapeuta e virasse namorada. Depois de terminarem algumas vezes, como todo casal, eles voltaram em fevereiro deste ano e a ideia de casamento, prevista para daqui dois anos, foi amadurecida e concretizada agora, no fim de 2015.

Mas foi tempo até Frederico tirar da cabeça a pergunta: “o que uma pessoa vai querer com um cara como eu, nessa situação?”, se questionava. E foi Maria Alice quem provou que o amor não só era possível como existia entre eles. “Ela me ajudou muito nesse pensamento que eu tinha. É um processo, a gente tem uma vida, esta tocando num ritmo e de repente você se vê numa situação totalmente fora de controle”, descreve.

O conhecimento técnico dela, aliado ao carinho e afeto ajudaram ele a desmistificar muitos conceitos formados em cima da deficiência. O próprio blog contribuiu ao contar a história de outras pessoas. “Ela foi fundamental no início como profissional e depois juntou tudo”, diz Frederico. Ela, Maria Alice, fala com a equipe com a mesma calma e atenção com que fala com os pacientes. A transição de paciente para algo mais passou pelo caminho da amizade. “Não sei falar o momento que isso aconteceu, mas começamos pela amizade, companheirismo e foi lindo”, descreve Maria Alice Furrer Rios, de 30 anos.

Frederico completa dizendo que juntos eles compartilhavam problemas, questões de família e da convivência “acabou que deu faísca”. Se o casamento foi uma superação? Frederico fala que não deixa de ser, se comparado com o início, pela depressão e todo negativismo que ele vivia. “Na cabeça eu achava que não podia fazer nada, ainda mais me casar, então se pensar por aí, sim”.

Nos últimos dois anos, o casal conta que passou a ver a história deles, como de todos os outros. “Eu não consigo abrir a porta do carro pra ela, ela que abre pra mim, mas tudo bem, não tem diferença”, brinca ele. “Foi um casamento cheio de amor, a gente não encarou dessa forma como superação, porque já estava tudo encaminhado para ser assim, um amor que transborda”, diz ela. “Todas as pessoas tem que se superar todos os dias. Seja no trabalho, na vida”, completa ele.

A tetraplegia de Frederico não tirou todos os movimentos dos braços, ele mantém poucos, assim como sente uma pequena sensibilidade nas pernas. A lesão do acidente deixou 20% da medula íntegra. A entrada dele na igreja foi conduzida pela mãe e a saída, pela noiva. O paletó “pegaria” na hora em que ele mesmo fosse se movimentar. Um dia antes é que os noivos se lembraram do buquê. E ele, sem pensar duas vezes, disse que levaria.

Fonte: CampoGrandeNews

  • Data: janeiro 7, 2016

O valor da fisioterapia e da terapia ocupacional na melhor idade

Estimativas para os próximos 15 anos indicam que a população idosa poderá exceder 30 milhões de pessoas ao final deste período, chegando a representar quase 13% da população total. É definitivamente um número que chama atenção, e sobre isto, estamos de fato nos preparando? Sendo assim, o cuidado ao grupo de pessoas idosas representa um extraordinário desafio às Políticas Públicas de Saúde, e mais especificamente ao sistema de saúde quanto ao planejamento e gestão de serviços para atender a demanda cada vez mais crescente de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

tumblr_ms41ehRE8C1ryn6xho1_500

Com o envelhecimento ocorre uma crescente carga de doenças crônicas e incapacitantes. Não que envelhecer represente adoecimento, mas o próprio processo fisiológico de envelhecimento em si produz alterações morfofisiológicas celulares que promovem o aparecimento de doenças neste grupo etário.

Assim, pode-se dizer que o envelhecimento não é sinônimo de fragilidade nem aquisição de doenças crônicas degenerativas, mas que o próprio processo de envelhecimento natural pode promover o desencadeamento de doenças. E, independentemente da condição crônica o envelhecimento requererá dos sistemas sociais e de saúde uma atuação mais abrangente para o alcance dos cuidados à pessoa idosa em suas necessidades.

Nesse contexto, podemos ressaltar o papel da fisioterapia e da terapia ocupacional nas pessoas que tem 60 anos de idade ou mais. De acordo com a fisioterapeuta Dra. Letícia Padilha, Diretora-Secretária do CREFITO 16, essas especialidades têm um papel importante não apenas na reabilitação de doenças, mas podem atuar fortemente na prevenção de patologias comuns do idoso, retardando sua evolução, além de otimizar a independência funcional desse grupo etário e melhorar sua qualidade de vida.


  • Data: janeiro 6, 2016

Vídeo com Super Mario mostra a importância da acessibilidade

Amado no mundo todo e admirado por várias gerações, o carismático personagem Super Mario, da Nintendo, trouxe todo um apelo especial e conscientizador agora no começo de 2016. Criado por um canal do Youtube, o vídeo “Not So Super Mario” mostra o querido encanador superando um grave acidente que poderia acontecer dentro do jogo e seus obstáculos. No começo Mario fica desolado, mas logo percebe a importância da acessibilidade. Veja a emocionante gravação abaixo:

  • Data: janeiro 6, 2016

Estamos bem perto de você!

Atenção caros colegas profissionais do Maranhão

Queremos reforçar que vocês agora podem e devem buscar qualquer informação com o seu próprio Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região, O CREFITO-16. Estamos sempre dispostos a tirar as suas dúvidas e a prestar o melhor serviço possível aos competentes companheiros profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Fale com a gente clicando aqui. Nós vamos adorar receber o seu contato.

recepcionista

 

 

  • Data: novembro 05, 2015

O Futuro da Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Maranhão

Evidências científicas e demandas epidemiológicas comprovam hoje a essencialidade dessas profissões no mundo! Não há dúvidas quanto ao desenvolvimento e crescimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no decorrer de suas existências! Faremos nesse ano de 2015, 46 anos de profissões regulamentadas no Brasil, com motivos, de sobra, para parabenizarmo-nos pela história de ascensão e prosperidade! A saúde da população brasileira, em específico a saúde funcional, vem, evolutivamente, recebendo cuidados cada vez mais efetivos e resolutos desses profissionais!

Aqueles que amam ser Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, o fazem pelo dom primordial de ajudar as pessoas! Prezam pela consistência de suas atuações profissionais, baseando suas práticas na ciência e na ética profissional! Zelam pelo bom nome de suas profissões, demonstrando e promulgando os seus valores! Buscam a valorização profissional, agindo em prol do desenvolvimento quantitativo e qualitativo dessas práticas profissionais! Ganhamos muito, mas há muito ainda a se buscar! Somos merecedores de estarmos no topo da valorização profissional e devemos buscar isso!

Daí vem os questionamentos:
Por que o sistema de saúde pública não contempla a assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional em sua integralidade?

Por que muitos serviços estão deixando de atender ao sistema de saúde suplementar (planos de saúde)?

Por que essas profissões veem sendo destinadas, em uma proporção muito maior, àqueles com maior poder econômico?

Se não tivéssemos todos esses porquês, certamente não teríamos profissionais desempregados e a exação profissional – práticas eficazes e efetivas baseadas em evidência – seria em uma proporção muito maior! Teríamos integralidade nos sistemas de saúde brasileiro! Teríamos um menor índice de morbimortalidade decorrentes de distúrbios funcionais! Teríamos mais saúde funcional, menos hospitalização e custos decorrentes!

E o que fazer então, a busca de um futuro promissor para essas profissões?

PRIMEIRO: Ser Fisioterapeuta e Ser Terapeuta Ocupacional! Assumir sua profissão com responsabilidade e compromisso! Responsabilidade em atuar de forma segura, eficaz e efetiva, utilizando-se de conhecimento científico atualizado – ESTUDANDO SEMPRE! Compromisso em atuar de forma ética, respeitando o paciente, colegas de profissão, outros profissionais e entidades de classe – primando pelo corporativismo ético em prol da valorização profissional!

SEGUNDO: Acreditar e persistir! Acreditar – DE FATO – no VALOR de sua profissão! Acreditar em sua importância para a saúde da população! Acreditar que vale a pena lutar por essa causa! Que o bem maior é proporcionar mais e melhor assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional à TODOS que assim precisarem! Persistir na exploração do mercado de trabalho, sendo, sobretudo, empreendedor do seu conhecimento, realizando projetos de inserção profissional em municípios (PSF, etc.), escolas, centros de saúde, hospitais, etc.

TERCEIRO: Unir! Em prol do bem comum! A favor do incremento e da melhoria da assistência à saúde para todos! À busca de uma fisioterapia e terapia ocupacional, e suas respectivas especialidades, com maior padrão de qualidade e segurança! Apoiando todas iniciativas que promovam a sua profissão e respectivas especialidades, sobretudo quando são promovidas pelas nossas entidades de classe (Conselho de profissão, Associações científicas e sindicais) e instituições que promulgam favoravelmente essas profissões – Isto é corporativismo ético!

Ser Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional não é pra qualquer um! Ser Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional é pra quem ACREDITA! Acredita na força de sua profissão! Acredita no seu valor! Por isso, se queremos a justa valorização profissional, devemos antes Ser Fisioterapeuta e Ser Terapeuta Ocupacional! Muito já conquistamos nesses quase 46 anos! E muito mais poderemos conquistar se seguirmos essa premissa do corporativismo ético!

O bom exemplo disso tudo é o que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) tem conquistado pelas profissões nos últimos anos.

Agregou valores aproximando e unindo forças com entidades de classe – associações científicas e sindicais, como: a promoção e legalização das especialidades, que possibilitou incrementar o mercado de trabalho aos especialistas; a junção com a FENAFISIO (Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia), que possibilitou conquistas como a inclusão do Fisioterapeuta no anexo III do Simples Nacional, Lei sancionada pela Presidenta Dilma em 07/08/2014, entre outras; a conquista frente ao embate da Lei do Ato Médico, mantendo a autonomia do profissional Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional; o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) e o Referencial Nacional de Honorários de Terapia Ocupacional (RHTO), quem vem ganhando força na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), com sua terminologia contemplada na TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar), graças a inserção de representantes na ANS, ao estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) referente aos custos dos prestadores de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional, a Comissão Nacional de Procedimentos e Honorários Fisioterapêuticos e de Terapia Ocupacional, entre outras.

Hoje, sem sombras de dúvidas, temos um sistema COFFITO/CREFITOs, Sindicatos e Associações Científicas mais fortes e em ascensão! Precisamos agora, de nós mesmos! Da nossa crença! Da nossa força! Da nossa UNIÃO! O CREFITO 16 JÁ EXISTE! Sendo ainda um “feto” que está prestes a nascer! De uma gestação muito difícil, desde sua preconcepção até o nascimento! Porém, a depender de nós – dos 18 integrantes do colegiado do CREFITO 16 + milhares de bons profissionais (no contexto ético e técnico) –, teremos um futuro promissor para as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão!

Juntos continuaremos crescendo, pelo bem de todos e da saúde da população maranhense! Vamos então ACREDITAR, se ESFORÇAR e PERSISTIR a favor desse futuro! Já dizia Renato Russo em sua linda canção: “Quem acredita sempre alcança”.

Fernando Muniz

  •  Data: novembro 05, 2015

Diretoria do CREFITO 16 Toma Posse em São Luís do Maranhão

Tomou posse no último dia 06 de agosto de 2015 a primeira diretoria do CREFITO 16 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 16ª Região) que atenderá a jurisdição do Estado do Maranhão. A solenidade de posse aconteceu nas instalações do Centro comunitário Nossa Senhoradas Graças, no Bairro da Alemanha, em São Luis, capital do Estado do Maranhão, mesmo local que acolheu o pleito eleitoral no dia 01 de agosto de 2015, para a escolha dos profissionais que serão responsáveis pela condução das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado do Maranhão no período de 2015 a 2019.

CREFITO 16 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 16ª Região)

CREFITO 16 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 16ª Região)

A escolha do Centro comunitário Nossa Senhora das Graças para o ato solene de posse foi entendido como uma forma de gratidão pelo acolhimento prestado a toda a equipe envolvida no processo, além de aquele local representar um palco constante de lutas e conquistas sociais para a comunidade de seu entorno, aspecto que seguramente guarda laços estreitos com a autarquia recém-constituída na defesa dos interesses dos seus associados e consequentemente, na vigilância do exercício profissional ético, legítimo e de qualidade para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, visando atender aos anseios da sociedade maranhense.

Estiveram presentes no ato solene a Dra. Dra. Elineth Braga, representando o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o Dr. Eduardo Carvalho, representando a assessoria jurídica do CREFITO 12 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 12ª Região), de onde foi desmembrado o Conselho ora empossado, a presidente do Centro Comunitário Nossa Senhora das Graças, a Sra. Erinalda Macedo, a ex-presidente daquele centro, a Sra. Violeta Castro, além do Dr. André Castro, Conselheiro Municipal de Saúde. O CREFITO 16 tem na sua composiçãoos seguintes profissionais, conselheiros efetivos e suplentes para o quadriênio 2015-2019:

CONSELHEIROS EFETIVOS:

Dr. Fernando Mauro Muniz Ferreira –nº 12487-F; Dra. Ângela Maria Cecim de Souza Castro Lima – nº 4830-TO; Dra. Márcia de Souza Rodrigues – nº 4850-TO;Dra. Letícia Fröhlich Padilha – nº 204706-F; Dr. Abidiel Pereira Dias – nº 12484-F; Dra. Louise Aline Romão Gondim – nº 40606-F; Dra. Natália Fernanda Gaspar de Almeida– nº 152492-F; Dra. Sandra Maria de Medeiros – nº 3736-TO;

CONSELHEIROS SUPLENTES

Dra. Alessandra Gomes Mesquita – nº 68908-F; Dra. Ana Eugênia Ribeiro de Araújo e Araújo – nº 10104-TO; Dr. Carlos Eduardo Pereira de Souza – nº 105709-F; Dr. Gustavo Emmanuel Costa – nº 84991-F; Dr. Gustavo de Jesus Pires da Silva – nº 79082-F; Dr. José Antônio Santos – nº 10114-TO; Dra. Liana de Moraes Rego Petinelli – nº 174366-F; Dra. Panmela Christian Reis Cordeiro – nº 157896-F; Dra. Precila Martins Almeida – nº 11307-TO.

Logo após a assinatura do termo de posse, ocorreu a primeira sessão plenária do egrégio conselho, ocasião em que de forma democrática e sob os ditames das normas legais, foi escolhida a Diretoria, recaindo a Presidência do Conselho sob a responsabilidade do Dr. Fernando Mauro Muniz Ferreira, nome de grande respaldo na Fisioterapia do Estado do Maranhão, contabilizando mais de duas décadas de luta sem tréguas para o seu engrandecimento.

A Vice-presidência ficou a cargo da Dra. Ângela Maria Cecim de Sousa Castro Lima, Terapeuta Ocupacional de vanguarda nas conquistas desta categoria na nossa região, batalhadora incansável, com larga experiência em defesa dos interesses da classe. A Dra. Marcia de Sousa Rodrigues, Terapeuta Ocupacional foi indicada para Diretora tesoureira, função a que dedicará toda a sua experiência de gestora pública. À Dra. Letícia Fröhlich Padilha coube a função de Diretora secretária, cargo que oportunizará a esta competente profissional, grande contribuição para o desenvolvimento harmônico e coerente das atribuições que lhe foram confiadas.

Toda a solenidade ocorreu em uma atmosfera de muita gratidão e comprometimento, onde todos os conselheiros se comprometeram a envidar esforços no sentido de bem representar a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional no Estado do Maranhão.

  • Data: novembro 05, 2015

Grande vitória de nosso CREFITO 16

O CREFITO 16 e sua assessoria jurídica atentando para a legislação dos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, solicitou por meio de um ofício a EMSERH, empresa responsável pelo concurso, a correção de seu edital no tocante a carga horária para os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. No dia de 09 novembro o presidente Fernando Muniz se reuniu com o secretário de saúde Marcos Antônio Barbosa Pacheco, a fim de regularizar a carga horária das categorias de fisioterapia e terapia ocupacional.

A solicitação foi concedida e a carga horária que era de 40 (quarenta) horas passa a ser de 30 (trinta) horas semanais. Dessa maneira os profissionais fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais podem vibrar com essa grande conquista.

 

 

 

CREFFITO 16

  • categoria:
  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo