Home » evento » Academia Nacional de Cuidados Paliativos orienta Terapeutas Ocupacionais nos cuidados paliativos contra a Covid-19

O Comitê de Terapia Ocupacional da Academia Nacional de Cuidados Paliativos sistematizou informações para auxiliar terapeutas ocupacionais no enfrentamento do novo coronavírus. O sistema inclui propostas de ações da terapia ocupacional em três contextos: isolamento domiciliar, enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), visando o cuidado centrado no paciente e assegurando a abordagem paliativa.

 O Comitê orienta que em caso de isolamento domiciliar, o profissional adapte a rotina ocupacional do paciente, inserindo-o nas atividades básicas de vida, assim como nas atividades produtivas. O incentivo à comunicação por internet entre entes queridos e a realização de adaptações no ambiente para facilitar o desempenho ocupacional também são encorajados.

Para os terapeutas que atuam nas enfermarias, sugere-se a confecção de brinquedos e jogos, seguindo as normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), para ajudar a criança a compreender o contexto em que se encontra. Estimulação da autonomia e o planejamento/organização da rotina dentro do hospital em conjunto com o paciente.

Com a estabilidade do paciente com covid-19 na UTI, a introdução de atividades na sua rotina deve ser feita gradativamente. É fundamental que o terapeuta ocupacional pondere riscos e benefícios e esteja atento às funções dos sistemas respiratório, nervoso, cardiovascular, hematológico e imunológico do paciente.

 Além dos cuidados paliativos nos três âmbitos citados, o Comitê de Terapia Ocupacional sistematizou propostas de ações no que diz respeito à atenção de familiares e profissionais no atual cenário provocado pela pandemia.

Confira a íntegra do documento AQUI.

Texto com informações do Crefito-12.

  • seta ir para o topo