Home » evento » Ação do CREFITO-16 promove melhorias no Hospital Guarás

Após ações de fiscalização do CREFITO-16, o Hospital Guarás, localizado em São Luís, regularizou uma série de problemas que prejudicavam profissionais de fisioterapia da unidade. Desde 2018 o Conselho vem estimulando melhorias na unidade, que integra a rede médica privada da capital maranhense. Além de oferecer melhores condições de trabalho à categoria, as intervenções garantem atendimento de qualidade à população.

As correções foram realizadas na última semana após inspeções feitas em 2019, que identificaram problemas diversos como ausência de responsável técnico com título de especialista atuando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), déficit de fisioterapeutas nas UTI’s. Atualmente o hospital conta com responsável técnico especialista e cobertura diária de 18 horas de fisioterapeutas.

Para o presidente do CREFITO-16, Dr. Fernando Muniz, as adequações representam uma importante conquista para os profissionais maranhenses de fisioterapia e, também, à sociedade, usuária dos serviços.

“Ter esses problemas sanados é indispensável para o reconhecimento de nosso conselho, da nossa categoria e, sobretudo, dos profissionais maranhenses. As inspeções têm se tornado práticas cada vez mais constantes em nossa rotina de trabalho e os resultados têm sido positivos. Manter esse contato mais próximo aos locais onde há atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é a melhor forma para proporcionarmos mais qualidade de trabalho aos nossos profissionais. Como bônus, quem também ganha é a população, que usufrui de melhores serviços”, frisou Muniz.

RELEMBRE

O CREFITO-16 vem realizando diligências ao Hospital Guarás desde 2018. De lá para cá, muitos resultados positivos foram alcançadas e reforçado a relação de confiança entre a categoria e a autarquia. Na última ação deste tipo foi constatado ausência de profissionais de fisioterapia em uma UTI’s do hospital e irregularidades no atendimento às crianças.

Na ocasião foram identificados, também, inadequações à Resolução RDC nº 7, que dispõe sobre a atuação de, no mínimo um fisioterapeuta para cada 10 leitos ou fração, nos turnos matutino, vespertino e noturno, perfazendo um total de 18 horas diárias. Essa demanda, por sua vez, foi encaminhada para avaliação do Ministério Público.

INSPEÇÕES

As visitas são realizadas constantemente, em diversas instituições de saúde – públicas e privadas – com o objetivo de averiguar irregularidades apontadas denunciadas ao conselho, como a insuficiência de profissionais de Fisioterapia e o não cumprimento de parâmetros assistenciais, por exemplo. Caso identifique problemas relacionados à atuação de profissionais de fisioterapia, formalize sua denúncia junto ao CREFITO-16 por meio do e-maill defis@crefito16.gov.br para que o órgão aja na resolução do problema.

  • seta ir para o topo