Home » noticia » Evento do CREFITO-16 discute ética e valorização da Fisioterapia Osteopática

Fisioterapeutas e acadêmicos da área participaram, na última quinta-feira, 8, do I Encontro sobre ética e valorização da Fisioterapia Osteopática do CREFITO-16. O evento aconteceu no auditório do Edifício Executive Lake Center, no Renascença.

A programação teve início com a apresentação de membros do Conselho e uma pequena explanação do papel da entidade pelo fortalecimento da Fisioterapia. Em seguida, foi a vez de os componentes da Câmara Técnica de Fisioterapia em Osteopatia serem apresentados aos participantes do encontro.

“Nós temos hoje o projeto de várias câmaras técnicas. O objetivo é promover mais a especialidade. É uma área que está em franca ascensão. Existem várias evidências científicas que sustentam, solidificam a área. E temos aqui hoje exemplos de grandes profissionais da osteopatia”, discursou o presidente do Conselho Regional, Dr. Fernando Muniz. Atualmente, fazem parte da câmara técnica o Dr. Yuri Victor Barbosa Silva, Dr. Márcio Magalhães, Dr. Heberton de Sousa Licar, Dr. Dominice Sousa Soares, Dr. João Victor Zenni da Silva e o Dr. Jorge Roberto Baldez Cutrim.

A primeira palestra, com o tema “Abordagem Osteopática nas disfunções do Ombro”, ficou a cargo do Dr. Dominice Soares, que tratou de problemas em geral incidentes na área, especificamente sobre o raciocínio osteopático em tratamentos e técnicas aplicadas caso a caso. “A osteopatia não trata o sintoma. Ela vai em busca da causa. Muitas vezes, o paciente sente uma dor no ombro e a gente vai fazer uma avaliação e saber que aquele aspecto que a gente está buscando, seja visceral, muscular ou vertebral está tendo alguma influência”, explica.

 

Dr. Dominice Soares em palestra sobre disfunções do ombro.

Dr. Dominice Soares em palestra sobre disfunções do ombro.

 

Já o tópico “Tratamento Osteopático na dor crônica” foi trabalhado pelo Dr. Márcio Magalhães. “Vamos falar, mais especificamente sobre dor lombar, que é uma das principais queixas dos nossos pacientes, com um olhar diferenciado, dentro do modelo vigente, biopsicossocial”, afirma Magalhães, ao destacar que os tratamentos devem ser desempenhados levando-se em consideração também fatores como o contexto emocional do paciente, além da abordagem fisiológica. “Os profissionais que mais pesquisam e estudam sobre dor são fisioterapeutas”, ressalta.

 

Dr. Márcio Magalhães palestrou sobre dor crônica.

Dr. Márcio Magalhães palestrou sobre abordagem osteopática na dor crônica.

 

Fechando o evento, uma mesa redonda entre os integrantes da câmara técnica discutiu as condutas éticas de valorização da Fisioterapia Osteopática, como publicidade dos serviços do fisioterapeuta, conduta nas redes sociais, concorrência no mercado de trabalho, limites no respeito à privacidade e ao pudor dos pacientes e outros pontos ligados ao âmbito ético.

Além da oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a especialidade osteopática, o encontro deu direito a um certificado de carga horária complementar e a um coffee break aos participantes, ao final da programação.

 

Foto (144)

Integrantes da Câmara Técnica de Fisioterapia em Osteopatia, Dr. Jorge Roberto Baldez Cutrim, Dr. Heberton de Sousa Licar, Dr. Márcio Magalhães, Dr. Dominice Sousa Soares e Dr. João Victor Zenni da Silva.

 

Foto (150)

 

Foto (18)

Apresentação dos membros do CREFITO-16.

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo