Home » noticia » II Fórum de Ensino em Fisioterapia discute responsabilidade ética profissional

O CREFITO-16 e a Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) realizaram no último sábado, 11, o II Fórum de Ensino em Fisioterapia do Maranhão, que teve como tema “Responsabilidade ética: papel do coordenador, docente, discente e profissional de serviço nas práticas acadêmicas de Fisioterapia”, que reuniu representantes de instituições de ensino de São Luís no Executive Lake Center,como coordenadores de cursos, docentes, discentes, além de profissionais dos serviços públicos e privados de Fisioterapia.

O objetivo do evento foi esclarecer as responsabilidades éticas junto ao Conselho e à ABENFISIO. Na ocasião, foram discutidas situações reais relativas ao exercício da fisioterapia, que apresentaram solução para os casos estudados durante o Fórum. O exercício ilegal da profissão por parte de alunos sem qualquer orientação técnica foi o ponto central dos debates e um fato que tem preocupado o CREFITO16.

Em junho deste ano, o Departamento de Fiscalização do CREFITO16 (DEFIS), após denúncia, o Conselho constatou uma série de irregularidades no que diz respeito ao exercício ilegal da profissão de fisioterapeuta nos jogos escolares por alunos. Ao chegar ao local, o CREFITO16 identificou que alunos de 4 e 5º períodos de algumas IES atuavam como profissional durante as competições dos jogos maranhenses. Graças ao trabalho do Conselho os jogos foram temporariamente suspensos para que o problema fosse sanado. O caso real esteve em debate no II Fórum.

Além do presidente do CREFITO16, Dr. Fernando Muniz, do conselho efetivo, Dr. Abidiel Dias, os membros da Comissão da Educação estiveram presentes Dra Ana Lourdes Avelar Nascimento, Dra Laíse Neves Carvalho, Dra Letícia Frohlich Padilha, Dr Gustavo de Jesus Pires da Silva e Dra Sarah Tarcísia Rebelo F. de Carvalho.

Confira algumas fotos do evento.

Site 6

 

Site 3

Coordenadora da Comissão de Educação do CREFITO-16, Dra. Ana Lourdes

 

Site 4

Presidente do CREFITO-16, Fernando Muniz.

 

Site 5

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo