Home » noticia » Coffito participa de audiência pública sobre limitações ao peso de mochilas escolares

Com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças, o Coffito participou da Audiência Pública proposta pela Câmara dos Deputados, no dia 5 de setembro, em Brasília, para discutir o Projeto de Lei nº 3.673/2015, que visa criar limites ao peso das mochilas escolares. O diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva, em sua fala, lembrou a relevância do projeto, mas salientou a necessidade de adequação à redação da matéria e sugeriu análises que contemplem os diferentes biótipos das crianças, bem como as proporções corretas relacionadas ao peso.

Outro ponto argumentado foi a importância do trabalho do fisioterapeuta na orientação postural e escolha do modelo adequado, levando em consideração critérios ergonômicos. “Precisamos nos preocupar, e muito, com os vícios posturais existentes na adolescência, a fim de evitar deformidades que podem acompanhá-los para o resto da vida, trazendo prejuízos à saúde do indivíduo”, completou.

Os representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia também pautaram suas falas no estudo adequado da proporção do peso à cada criança e na necessidade de orientações relacionadas ao tema, tanto na escola como junto às famílias.

Para o Deputado Federal Onyx Lorenzoni, relator do PL, a lei tinha como objetivo estabelecer, de maneira linear, limites de pesos que possam ser suportados. No entanto, com base nas exposições, tornou-se evidente a necessidade de um estudo muito mais amplo sobre o assunto. Segundo ele, a parceria com entidades será fundamental para criação de uma lei e, até mesmo, de materiais educativos, que trarão inúmeros benefícios às crianças e à saúde brasileira.

Como encaminhamento final, os presentes assumiram o compromisso de responder a dúvidas indagadas pelo parlamentar para que, dessa forma, possam auxiliá-lo na construção de um relatório final.

CAP

Esse PL é acompanhado pela Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Coffito, que monitora aproximadamente 200 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, direcionados direta ou indiretamente à Fisioterapia ou à Terapia Ocupacional.

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo