
COFFITO divulga a primeira atualização da Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos
Ascom CREFITO-16
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (24/03) a Resolução COFFITO nº 610, de 26 de fevereiro de 2025, que dispõe sobre a primeira atualização da Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos (CBDF-1). A nova medida deve ser utilizada como padrão para descrições e codificações dos diagnósticos fisioterapêuticos, assegurando coerência conceitual e integração com os demais sistemas de classificação em saúde adotados internacionalmente.
A CBDF-1 passa a estruturar os diagnósticos fisioterapêuticos em 04 (quatro) categorias principais: I – CBDF-S: Saúde Cinético-Funcional; II – CBDF-D: Deficiências Cinético-Funcionais; III – CBDF-M: Atividades de Mobilidade; IV – CBDF-P: Participação Social.
A atualização bienal da CBDF ficará a cargo da Comissão Nacional de Diagnósticos e Procedimentos Fisioterapêuticos (CNDPF) do COFFITO, visando garantir a evolução contínua e o alinhamento com as melhores práticas científicas e assistenciais. O processo de atualização também contará com as contribuições dos CREFITOs, organismos científicos, profissionais e demais interessados, assegurando que a CBDF mantenha sua relevância e aplicabilidade clínica.
Para acessar ao conteúdo da Resolução COFFITO nº 610/2025, basta clicar AQUI.
#COFFITO #CREFITO16 #Fisioterapia #TerapiaOcupacional #CBDF #PrimeiraAtualização