maio 17, 2024

Artigo Científico sobre a CBDF é publicado no Brazilian Journal of Physical Therapy

O Grupo de Trabalho (GT) de Diagnósticos Fisioterapêuticos do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) teve um artigo científico sob o título de “Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos” publicado na revista Brazilian Journal of Physical Therapy (BJTP). O objetivo desse trabalho é detalhar o processo de desenvolvimento, a justificativa e a proposta de padronização do diagnóstico fisioterapêutico no Brasil.

A Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos (CBDF) foi instituída pelo COFFITO em 28 de março de 2022, por meio da Resolução nº 555/2022, que estabelece a padronização da terminologia e codificação dos diagnósticos fisioterapêuticos no país, prevendo potencializar o conhecimento da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) pelos profissionais fisioterapeutas, por caracterizar seus princípios relacionados às deficiências de estruturas e funções dos sistemas orgânicos relacionados na CIF, além de associar os capítulos de limitação de mobilidade e restrições à participação social.

O GT de Diagnósticos Fisioterapêuticos do COFFITO é coordenado pelo Dr. Fernando Muniz, ex-Presidente do CREFITO-16, sendo um dos grandes responsáveis por esse relevante trabalho. Tal iniciativa reforça o compromisso do COFFITO e dos profissionais com a constante evolução e aprimoramento da Fisioterapia, visando sempre a excelência na prestação de serviços de saúde à população brasileira.

#Fisioterapia #DiagnosticoFisioterapeutico #COFFITO #CREFITO16 #BJTP #Publicacao

Ascom CREFITO-16