agosto 29, 2023

Sistema COFFITO/CREFITOs se manifesta contrário ao PL que impossibilita Fisioterapeutas de utilizarem a Ultrassonografia nas Práticas Clínicas

Posicionamento foi oficializado junto aos Deputados Membros da Comissão de Trabalho da Câmara Federal.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO encaminhou um Ofício para a Comissão de Trabalho da Câmara dos Depuados (CTRAB), manifestando posicionamento contrário ao Projeto de Lei (PL) nº 2.987/2019, que reconhece a Ultrassonografia como especialidade médica. O texto do PL em questão impede os Fisioterapeutas de utilizarem essa especialidade nas suas Práticas Clínicas, restringindo portanto o seu pleno exercício profissional.

A Ultrassonografia é utilizada pelos Fisioterapeutas de maneira extensiva, sendo essencial para avaliações musculoesqueléticas e cardiorrespiratórias. A prática também permite a análise de regiões anatômicas, morfológica dos tecidos, estado contrátil e da integridade muscular, guiando terapias e intervenções com maior assertividade e impactando positivamente nos resultados clínicos.

Sendo assim, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região – CREFITO-16 segue o posicionamento do COFFITO e também se manifesta contrário ao PL nº 2.987/2019, entendendo que os Fisioterapeutas não só podem, como devem utilizar a Ultrassonografia nas suas Práticas Clínicas. O Regional seguirá acompanhando todos os desdobramentos acerca deste Projeto de Lei, atuando sempre em favor dos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

PL 2987/2019 (Inteiro Teor): CLIQUE AQUI