junho 6, 2023

CREFITO-16 participa de Sessão Solene na ALEMA em alusão à Semana Estadual de Prevenção às Queimaduras

Evento aconteceu nesta segunda-feira (05), no Plenário Nagib Haickel. O Conselho esteve representado na solenidade pela Vice-Presidente, Dra. Márcia Rodrigues, e pelo Delegado Regional de Caxias, Dr. Emigdio Coutinho.

O CREFITO-16 participou nesta segunda-feira (05/06), na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) – Plenário Nagib Haickel, da sessão solene alusiva à Semana Estadual de Prevenção às Queimaduras e, também, à campanha Junho Laranja. O evento foi conduzido pela Presidente da ALEMA, Deputada Iracema Vale, e pelo Deputado Estadual Florêncio Neto, que solicitou a realização desta solenidade. A sessão ainda contou com a presença do ex-Deputado Carlinhos Florêncio, autor da Lei 11.202/2019, que criou a Semana de Prevenção às Queimaduras no Estado, e do jovem Daniel Moraes, que teve 60% do seu corpo queimado em um acidente ocorrido em agosto de 2017.

A solenidade teve início com um minuto de silêncio, em memória às vítimas fatais de acidentes por queimaduras no Maranhão. Em seguida, parlamentares, autoridades públicas, especialistas no tema e vítimas de queimaduras discursaram na Tribuna do Plenário. Dentre eles, o Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras – Capítulo Maranhão, Dr. Antônio Moreira, e a Professora Vanuza Matos, que foi atacada em abril de 2022 por um aluno de 10 anos de idade, na escola onde lecionava, em Barra do Corda, tendo 40% do seu corpo queimado.

Quem também discursou na Tribuna foi o Delegado Regional de Caxias, Dr. Emigdio Coutinho, abordando sobre a importância da parceria do Conselho Regional nesta iniciativa. “O CREFITO-16, com a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, mostra a importância da reabilitação de todo o processo de recuperação dos pacientes de queimaduras, e essas profissões são fundamentais para que esse paciente tenha o menor prejuízo possível. Portanto, é com grande satisfação que a gente vem somar a este evento”, destacou Dr. Emigdio.

Segundo dados da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (AMASQ), no período de junho de 2019 a junho de 2022, cerca de 40 mil pessoas foram internadas em todo o Maranhão, vítimas de queimaduras. A entidade sem fins lucrativos foi criada em 2020, no município de Caxias, com a finalidade de mobilizar o Estado para prevenção às queimaduras, prestando todo apoio necessário aos sobreviventes.

A Presidente da AMASQ, Andréa Barbosa, que encerrou o momento dos discursos na Tribuna, ressaltou a parceria do Conselho Regional na visibilidade a esta causa. “Estamos felizes, pois desde o ano passado estabelecemos uma grande parceria com o CREFITO-16, em relação a dar visibilidade à causa aos sobreviventes de queimaduras e quanto à importância da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no tratamento, desde a internação desse sobrevivente até a alta hospitalar. Essa parceria tem sido pioneira no Estado do Maranhão e nós agradecemos muito por essa oportunidade”, finalizou Dra. Andréa.

Estiveram presentes ainda na solenidade a Vice-Presidente do CREFITO-16, Dra. Márcia Rodrigues; o Membro da Câmara Técnica em Contexto Escolar, Dr. Maurício Araújo; e a Terapeuta Ocupacional Dra. Cláudia Balby, que participou do evento a convite da Vice-Presidente do Regional.

Por Carlos Eduardo Araújo, ASCOM