maio 12, 2023

Monitoramento de pessoas com condições crônicas e fibromialgia são temas de cursos com inscrições abertas

O Ministério da Saúde é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores.

Estão abertas as inscrições para a segunda chamada do curso de extensão ‘Gestão dos Serviços da Atenção Primária à Saúde e o Monitoramento do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas’. O objetivo é oferecer insumos que auxiliem profissionais na prática e no processo de gestão das equipes no cuidado de usuários com hipertensão, diabetes e outras condições crônicas. A oferta é voltada para gestores e demais trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em quem atua na APS.

A formação acontece no formato EaD e autoinstrucional. São 4,5 mil vagas e duração total de 48 horas, divididas em 24 semanas, de 8 de junho a 14 de novembro. O currículo aborda conceitos, evidências, estratégias, planejamento e saúde do trabalhador, entre outros conteúdos. As inscrições ficam abertas até o dia 10 de setembro.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério da Saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por intermédio da Diretoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social e da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), estabelecida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail cuida.aps@haoc.com.br.

Conheça outras oportunidades educacionais com inscrições abertas:

  • Fibromialgia e fadiga crônica 

Entre os resultados esperados com tratamentos que envolvem cuidados paliativos, está a capacidade de permitir conforto e qualidade de vida ao paciente, possibilitando conter o avanço de doenças, como fibromialgia e fadiga crônica. Nesse sentido, o curso ‘Abordagem Domiciliar em Cuidados Paliativos Interdisciplinar’ está com inscrições abertas até 31 de julho de 2023, na plataforma de ensino UNA-SUS.

São 45 horas-aula, com o objetivo de proporcionar aos profissionais de saúde aprimoramento na oferta de cuidados em domicílio. A oferta oportuniza a formação dos profissionais por meio de casos interativos que enfocam o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos em diferentes grupos populacionais. Os temas dos casos clínicos incluem controle dos sintomas mais prevalentes de doenças como fadiga crônica, anorexia, fibromialgia, artrite grave, mal de Parkinson, entre outras.

Fonte: Ministério da Saúde