maio 9, 2023

Mais uma Vitória! CAP do COFFITO consegue retirar de pauta PL que pretendia criar a profissão de Quiropraxista

Projeto de Lei nº 114/2015 estava previsto para votação no último dia 03 (quarta-feira), na Câmara de Deputados.

A Comissão de Assuntos Parlamentares do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CAP/COFFITO) conseguiu retirar de pauta o Projeto de Lei nº 114/2015, que pretendia criar a profissão de Quiropraxista. O PL estava previsto para ser votado no dia 03/05 (quarta-feira), no Plenário da Câmara dos Deputados.

A intervenção da CAP/COFFITO junto aos Deputados da Casa e também ao Relator do Projeto, Dep. Pedro Uczai, abordou sobre a importância da responsabilidade social e as consequências para saúde da população brasileira, considerando o Fisioterapeuta como o único profissional apto a realizar a prática da Quiropraxia, amparado pela Resolução COFFITO nº 220/2001.

Os Fisioterapeutas com especialidade em Quiropraxia são os profissionais devidamente habilitados e capacitados para executar manipulações vertebrais e articulares, requerendo portanto embasamento técnico e científico sobre a sua aplicação, de forma segura e eficaz.

O CREFITO-16 endossou o posicionamento contrário ao PL nº 114/15, por meio de Ofício encaminhado junto à Câmara Federal, alertando sobre os prejuízos a serem causados para a população brasileira e, também, para a profissão do Fisioterapeuta, caso o Projeto fosse aprovado pelos Deputados da Casa.