novembro 4, 2022

Crefito Itinerante começa seus serviços nos municípios de Santa Luzia, Santa Inês, Riachão,Fortaleza dos Nogueiras e São Raimundo das Mangabeiras.

Desde dessa quinta-feira (3) e seguindo até hoje, o Crefito Itinerante deu início a suas ações no município de Riachão, Santa Luzia, Santa Inês, Fortaleza dos Nogueiras e São Raimundo das Mangabeiras. A ação tem como objetivo visitar e esses municípios do interior do estado, checar as instituições de saúde e conversar com as autoridades sobre melhorias nas áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Em Riachão a equipe visitou a Secretaria de Saúde do município, onde reuniu-se com o Secretário-Adjunto, Dr. Rauny Cunha e conheceu o centro de Rehabilitação da Cidade.

A equipe representando o CREFITO-16 era formada pela vice-presidente, Dra Márcia Rodrigues, pelo Coordenador do DEFIS, Dr Gustavo Costa, pelo Delegado do CREFITO- 16/Balsas, pelo Dr. Armando Amaral Dourado e pelo presidente do SINFISIOMA, Dr. Francisco Oliveira.

Essa mesma equipe também esteve em Fortaleza dos Nogueira onde visitou a Secretaria de Saúde do município, onde reuniram-se com a Diretora Geral da Unidade Mista de Saúde, Dra Auriceia Mesquita e o Secretário Municipal de Saúde, André França. E também foram para  São Raimundo das Mangabeiras e conversaram com a Secretária de Saúde, Dra. Viviane do Nascimento. Após isso a equipe se dirigiu a Coordenadoria de Gestão da Atenção Primaria, Unida Mista e Unidade Básica de Saúde, onde encontram os vários coordenadores e Fisioterapeutas que trabalham no local.

O outro grupo da ação formado pela Diretora-Secretária, Dra. Louise Gondim, pela Conselheira Efetiva, Dra. Angela Cecim de Souza e pelo Delegado do Crefito-16 de Santa Inês Dr Anderson Neiva, se dirigiram para as cidades de Santa Luzia e Santa Inês.

Na primeira eles participou de reunião Secretaria de Saúde do Município, eles foram recepcionados pela Secretária de Saúde Alina da Silva Muniz, ocasião em que debateram sobre diversos assuntos envolvendo as áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Já no segundo município a equipe participou de uma conversa na Unidade Regional de Saúde de Santa Inês, durante o encontro, foram debatidos temas como: Inserção da Fisioterapia e Terapia Ocupacional nas equipes de PSF (Programa de Saúde da Família), de acordo com a lei 14231/21.

O Crefito-16 fará uma apresentação sobre a inserção das duas áreas nos Programa de Saúde Familiar na próxima Comissão inter-regional de Gestores Municipais (CIR), que irá ocorrer dia 08/11 às 14h em Pindaré Mirim.