abril 6, 2022

DEFIS realiza fiscalizações nas cidades de Santa Inês, Codó e Presidente Dutra

O Departamento de Fiscalização do Crefito-16 (DEFIS) realizou, na última semana, uma série de atos fiscalizatório em hospitais do interior do estado, com o objetivo de atestar a regularidade dos serviços prestados no campo da fisioterapia e da terapia ocupacional.

No Hospital Macrorregional de referência da cidade de Presidente Dutra, durante a fiscalização, foi atestada a não-resolução de infrações já detectadas que estão em desacordo com os parâmetros assistenciais, como: 01 fisioterapeuta na UTI geral I com 11 leitos; 01 fisioterapeuta aos finais de semana trabalhando em todos os turnos; e a ausência de serviço de terapeuta ocupacional na UTI como define a RDC 07 da ANVISA.

Já os atos fiscalizatórios realizados no Hospital Geral Municipal Dr. Marcolino Jr, no município de Codó, foi atestado o déficit de profissionais resultando em sobrecarga de horas semanais. Houve encaminhamento da denúncia para apuração conjunta com o Ministério Público do Maranhão.

No Hospital Macrorregional Tomás Martins em Santa Inês, a fiscalização atestou que, após visita anterior, foi regularizada a responsabilidade técnica na UTI neonatal do Hospital. Porém, ainda foram identificadas infrações como ausência de serviço de terapia ocupacional na UTI. O caso também foi encaminhado ao Ministério Público.