dezembro 3, 2021

Em mais uma ação do DEFIS, hospitais e clínicas são autuados por irregularidades


As cidades de Tutóia e Barreirinhas receberam na última semana a visita do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (CREFITO-16). Na ocasião, foram identificadas uma série de irregularidades, resultando em autuação por parte do órgão fiscalizador.

Em Tutóia, foi constatada a presença de profissionais atuando sem o devido registro profissional no CREFITO16, o que se torna irregular, pois o profissional, caso trabalhe em mais de uma regional, deve solicitar a inscrição secundária. Também foi verificado o descumprimento dos parâmetros assistenciais em serviços de saúde.


Em Barreirinhas também foram constatadas infrações. A situação em destaque aconteceu no Hospital Regional de Barreirinhas onde foi constatado desacordo com a RDC 07. A unidade de saúde conta com 12 leitos e apenas um Fisioterapeuta por turno, contrariando a RDC 07 que cita 01 fisioterapeuta a cada 10 leitos. Durante a ação do DEFIS foi identificado que o profissional que fica na UTI sai da unidade para atender em outro setor, e a ausência de serviço de terapia ocupacional da UTI, fatos que também entra em desacordo com a RDC.