
II SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL TEM INÍCIO NESTA SEXTA-FEIRA
Dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A data celebra a criação dessas profissões e é uma forma de homenagear os profissionais que atuam nestas áreas. Para celebrar esse dia, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Maranhão (CREFITO-16) realizará o II Simpósio de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O evento será transmitido pela plataforma SYMPLA Streaming, acontecendo em duas salas simultâneas, uma para cada área, nos dias 08 e 09 de outubro de 2021.
A programação contará com a presença de grandes nomes das duas profissões, buscando a contribuição à exação profissional. Segue o cronograma da programação para a duas áreas:
PROGRAMAÇÃO SALA FISIOTERAPIA
II SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO CREFITO 16.
Convidamos a todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais a participarem do II Simpósio de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do CREFITO 16, onde congregará grandes nomes das duas profissões, visando a contribuição à exação profissional. O evento será transmitido pela plataforma SYMPLA Streaming, acontecendo em 2 salas simultâneas nos dias 08 e 09 de outubro de 2021.
PROGRAMACAO OUTUBRO
SALA FISIOTERAPIA
08/10/2021
18h – Abertura oficial
18h30 às 19h30 – Conferencia Magna– Tema: “Nova era da Fisioterapia Brasileira – Avanços e Perspectivas”.
Dr. Roberto Cepeda – Presidente do COFFITO
Moderador – Dr. Fernando Muniz (MA)
19h30 às 20h30 – BLOCO DE DISCUSSAO – Especialidade – Fisioterapia na Saúde da Mulher – “Fisioterapia pélvica no tratamento da Endometriose”.
Dra. Juliana Torres (MA)
Dra. Leydiane Sousa (MA)
Moderadora: Dra. Thaise Peruzzo (MA)
20h30 às 21h30 – BLOCO DE DISCUSSAO – Especialidade – Fisioterapia Traumato-Ortopédica – “Reabilitação após reparo de manguito rotador: conduta e fatores prognósticos”.
Dr. Felipe de Souza Serenza (SP)
Dr. Ronaldo Alves Cunha (SP)
Moderador – Dr. Yuri Victor Barbosa (MA)
09/10/2021
08h30 às 9h30 – BLOCO DE DISCUSSÃO – Especialidade – Fisioterapia Neurofuncional – “Neuroplasticidade no desenvolvimento motor”.
Dra. Karla Nassar (MA)
Dra. Adriana Lacerda (MA)
Moderadora – Dra. Aila Dias (MA)
9h30 às 10h30 – BLOCO DE DISCUSSÃO – Especialidade – Fisioterapia Dermatofuncional – “Possibilidades da atuação fisioterapêutica com medicamentos injetáveis, e os resultados estéticos através da Ozonioterapia.”.
Dr. Juliano Tipoia (SC)
Dr. Diogo Bonifácio (PA)
Moderadora – Dra. Aila Dias (MA)
10h30 às 11h30 – BLOCO DE DISCUSSÃO – Especialidade – Fisioterapia em Terapia Intensiva – “O contexto da funcionalidade na terapia intensivo adulto”.
Dra. Natalia Pereira (MA)
Dra. Ana Caroline Lustosa (CE)
Moderadora – Dra. Louise Gondim (MA)
11h30 às 12h30 – BLOCO DE DISCUSSAO – Fisioterapia em Gerontologia – “Fisioterapia em Gerontologia baseada em evidencias”.
Dra. Marcela Fernandes Silva (SP)
Moderador: Membros câmara técnica de Gerontologia do CREFITO 16
14h às 15h – BLOCO DE DISCUSSÃO – Fisioterapia no Âmbito Domiciliar – “Ventilação Mecânica invasiva e não invasiva no Ambiente Domiciliar”.
Dra. Marisa Patarello (SP)
Dr. Vinicius Maldaner (DF)
Moderador: Dr. Diêgo Arouche (MA)
15h às 16h – BLOCO DE DISCUSSÃO – Assistência Fisioterapêutica através do Pilates Clínico – “Abordagem terapêutica”.
Dra. Aline Mendonça (BA)
Dra. Hammai Assis (PE)
Dra. Glaucia Adriana (DF)
Moderador: Dra. Fernanda Sousa (MA)
16h ás 17h – BLOCO DE DISCUSSAO – Fisioterapia em Osteopatia – “A atuação da Osteopatia no combate às dores crônicas”.
Dr. Jorge Baldez (MA)
Dr. Dominice Soares (MA)
Moderador: Dr. João Zenni (MA)
17h às 18h – BLOCO DE DISCUSSAO – Fisioterapia Aquática – “Fisioterapia Aquática no pós- COVID 19: Como eu trato?”.
Dra. Rute Pires (MA)
Dr. Oscar Felipe (MA)
Dra. Aracelli Caruso (MA)
MODERADOR – Dra. Patrícia Cavalcanti (MA)
18h – Encerramento
II SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO CREFITO 16.
Convidamos a todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais a participarem do II Simpósio de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do CREFITO 16, onde congregará grandes nomes das duas profissões, visando a contribuição à exação profissional. O evento será transmitido pela plataforma SYMPLA Streaming, acontecendo em 2 salas simultâneas nos dias 08 e 09 de outubro de 2021.
SALA TERAPIA OCUPACIONAL
08/10/2021
18h30 – Abertura oficial
19h às 21h – Conferência Magna
Tema: “Panorama, desafios e planejamento para a Terapia Ocupacional na gestão COFFITO 2020 – 2024”.
Dra. Ana Carla Nogueira – Vice-Presidente do COFFITO
Moderadora – Dra. Marcia Rodrigues (MA)
09/10/2021
Tema geral das discussões – “Desafios na abertura e gestão de serviços Terapêuticos Ocupacionais”.
08h30 às 9h30 – DISCUSSÃO NA ÁREA DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Dra. Farah Rejenne Côrrea Mendes de Sousa (MA)
Moderador: Dra. Ângela Cecim (MA)
9h30 às 10h30 – DISCUSSÃO NA ÁREA DO AUTISMO/ABA
Dra. Nara Gurgel (MA)
Moderador: Dra. Sandra Medeiros (MA)
10h30 às 11h30 – DISCUSSÃO NA ÁREA DE TERAPIA DE MÃO
Dra. Carlene Mendes Azevedo (MA)
Moderador: Dra. Márcia Rodrigues (MA)
11h30 às 12h30 – DISCUSSÃO NA ÁREA DE ACUPUNTURA
Dra. Janaina Pereira (MA)
Moderador: Dra. Ângela Cecim (MA)
14h às 15h – DISCUSSÀO NA ÁREA DE GERONTOLOGIA
Dra. Yalem Cristina Pereira Pires (MA)
Moderador: Dra. Fernanda Carvalho (MA)
15h às 16h – DISCUSSÃO NA ÁREA DA SAÚDE INTEGRATIVA
Dra. Raquel Azulay (MA)
Moderador: Dra. Sandra Medeiros (MA)
16h às 17h – DISCUSSÃO NA ÁREA ESCOLAR
Dra. Suzanne Passold (MA)
Moderador: Dr. Alexsandrey Melo (MA)
17h às 18h – DISCUSSÃO SOBRE O GT DE TERAPIA OCUPACIONAL DO COFFITO.
Dra. Ana Carla Nogueira (RJ)
Dra. Ana Rita Lobo (DF)
Dra. Edna Santos (PR)
Dra. Fábia Dellapiazza (SP)
Dra. Simone Nascimento (RJ)
Moderador: Dra. Márcia Rodrigues (MA)
18h – Encerramento