junho 1, 2021

A importância da inclusão dos profissionais Terapeutas Ocupacionais no ambiente hospitalar

Em ofício enviado pelo presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (Crefito 16), Dr. Fernando Mauro Muniz Ferreira, para a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) foi relatada a necessidade de Terapeutas Ocupacionais no ambiente hospitalar, que em resposta à autarquia reconheceu a demanda e destacou que nas unidades de saúde do estado do Maranhão gerenciadas pela empresa maranhense, Terapeutas Ocupacionais são inseridos nas equipes multidisciplinares desempenhando suas atividades diariamente.

Ainda no documento, Dr. Fernando Muniz destacou que, no âmbito nacional, existem, atualmente, 70 mil terapeutas ocupacionais e que com o reconhecimento da Especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, o Terapeuta Ocupacional tem competência técnica na área hospitalar, podendo compor a equipe multiprofissional nas diversas dependências dos hospitais tanto público quanto privados, UTIs Adulto e Pediátrica, Enfermarias, Brinquedotecas, Clínicas Gerais e/ou qualquer outra dependência hospitalar.

A EMSERH, por sua vez, reitera a importância dos profissionais da Terapia Ocupacional no ambiente hospitalar, onde restabelecem a capacidade para desempenhar atividades do cotidiano que estejam ameaçadas ou interrompidas de forma temporária ou permanente no indivíduo.

Sobre a Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que visa habilitar ou reabilitar seus pacientes, os quais necessitam de cuidados físicos, mentais, senso perceptivos, emocionais, cognitivos ou sociais, para que venham desempenhar suas atividades cotidianas com satisfação e qualidade.

Segundo a OMS, é recomendado que para cada mil habitantes, seja disponibilizado um terapeuta ocupacional. Diante disso, o presidente do CREFITO 16, Dr Fernando Muniz, relaciona a quantidade de habitantes do Maranhão com os dados obtidos pela Organização Mundial da Saúde “O Maranhão, segundo dados do IBGE 2020, apresenta uma população estimada de 7.114.598, e seriam necessários sete mil Terapeutas Ocupacionais para atender a essa demanda”, afirma.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão – Crefito 16, possui como um de seus objetivos, desde sua criação no estado em 2015, desenvolver políticas que valorizem e incluam estes profissionais na assistência à população.