dezembro 15, 2020

Ações do Departamento de Fiscalização do Crefito-16 resultam em benefícios à população

Cinco das oito instituições visitadas pelo Departamento de Fiscalização (Defis) do CREFITO-16 na última semana em São Luís, apresentaram correção de irregularidades verificadas anteriormente. O resultado do trabalho realizado pela Conselho representa benefícios garantidos à população ludovicense.

Onde antes havia sido identificado profissional irregular ou IPF, RT conivente com exercício irregular, ausência de registro de empresa, estágio irregular, por exemplo, foi constatado reajuste às conformidades definidas para a atuação de profissionais e instituições de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Descumprimentos persistiram em apenas uma clínica, sobre a qual a situação foi encaminhada ao departamento jurídico do Conselho. Em outros dois casos de unidades de saúde onde foram registradas irregularidades, o Defis aguarda a apresentação de documentos para emitir um novo parecer.

A partir da persistência do Departamento de Fiscalização do CREFITO-16 é que serviços e atendimentos de qualidade são oferecidos à população nas duas áreas, reiterando o compromisso do Conselho com o bom desempenho, segurança e cuidado com os profissionais e, claro, com o bem estar da população maranhense.

O CREFITO-16 ressalta que, além das ações de fiscalização realizadas frequentemente pelo Defis, profissionais, pacientes e a população de forma geral deve comunicar ao conselho caso identifique irregularidades relacionadas às duas categorias.

As denúncias podem ser formalizadas pelo site do Conselho e, também, diretamente por e-mail ao DEFIS pelo endereço defis@crefito16.gov.br. O relato de irregularidades é essencial para que o serviço seja oferecido de maneira ideal e, também, para a valorização dos profissionais das duas áreas. Não há obrigatoriedade de identificação por parte do denunciante.