dezembro 3, 2020

Defis retorna a instituições onde foram identificadas irregularidades

As ações do Departamento de Fiscalização do CREFITO-16 seguem a todo vapor e, nesta semana, além das fiscalizações periódicas, foram realizadas diligências de retorno a instituições públicas e privadas que, anteriormente, apresentaram irregularidades.

O destaque das últimas fiscalizações foi uma clínica onde, em uma ação anterior, foi verificado caso de publicidade indevida ausência de registro de consultório. As duas situações foram regularizadas, conforme constatou o Defis.

Apesar do resultado positivo, em outras quatro instituições foi verificado a permanência de irregularidades, entre elas desacordo de parâmetros assistenciais (detectada na primeira fiscalização e persiste); profissional com IPF (autuado) e um caso onde havia um único profissional responsável por 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), descumprindo a Portaria 930/2012, que determina a presença de um fisioterapeuta para 15 leitos.

O CREFITO-16 ressalta que, além das ações de fiscalização realizadas frequentemente pelo Defis, profissionais, pacientes e a população de forma geral deve comunicar ao conselho caso identifique irregularidades relacionadas às duas categorias.

As denúncias podem ser formalizadas pelo site do Conselho e, também, diretamente por e-mail ao DEFIS pelo endereço defis@crefito16.gov.br. O relato de irregularidades é essencial para que o serviço seja oferecido de maneira ideal e, também, para a valorização dos profissionais das duas áreas. Não há obrigatoriedade de identificação por parte do denunciante.