agosto 19, 2020

CREFITO-16 reúne-se com profissionais de Balsas para orientar sobre Decreto Municipal que restringe atendimento na cidade

A diretoria do CREFITO-16 reuniu-se nesta terça-feira (18) com um grupo de profissionais de Balsas para discutir o Decreto Municipal nº 057, de 10 de agosto de 2020, que determina novas medidas restritivas de combate à Covid-19 naquela cidade. O documento traz orientações sobre o funcionamento dos serviços essenciais nos quais a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional se enquadram. 

Está assegurado o atendimento a pacientes que necessitam da continuidade de tratamento, cuja interrupção possa comprometer sua reabilitação, e para situações de emergência. Para tanto, os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Balsas devem atender seguindo horários pré-estabelecidos pela Prefeitura Municipal: 7 às 13h apenas mulheres e 13 às 19h apenas homens poderão receber atendimento em clínicas e consultórios.  

“O nosso serviço é essencial e seu funcionamento está assegurado”, garantiu o presidente do CREFITO-16, Dr. Fernando Muniz. Ele destacou, ainda, que ao prestar esse tipo de atendimento, os profissionais deverão seguir todas as normas sanitárias amplamente divulgadas tais como: manter distanciamento, evitar aglomeração, usar equipamentos de proteção e manter o local higienizado.

Para as pessoas do grupo de risco, entre as quais se encontram idosos e gestantes, a recomendação é o atendimento domiciliar ou tele atendimento. O mesmo se aplica a crianças de até 12 anos.     

Presente à reunião realizada virtualmente, o procurador jurídico do Crefito-16, Dr. Deolindo Rodrigues, assegurou aos profissionais que o Decreto Municipal não veda o atendimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. 

Participaram da reunião, além do presidente Dr Fernando Muniz, do procurador jurídico, Dr. Deolindo Rodrigues, a diretora-secretária, Dra. Louise Gondim, a diretora-tesoureira, Dra. Letícia Padinha, o delegado do Conselho em Balsas, Dr. Armando Amaral,  e demais profissionais da cidade.