junho 8, 2020

Fisioterapeutas 24 horas nas UTIs está prestes a virar Lei – confira a mensagem do presidente do COFFITO sobre o assunto

Após votação no plenário da Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (4), o Projeto de Lei 1985/19 que torna obrigatória a presença de fisioterapeutas em tempo integral em centros de terapia intensiva (CTIs) foi aprovado e segue para votação no Senado. O sistema COFFITO/CREFITOs conta com os senadores para alcançar mais esta vitória para a saúde dos brasileiros e, diante da iminente conquista, o presidente do Conselho Federal, emitiu uma mensagem aos votantes. Confira:

“O início de junho começou com uma vitória importante na Câmara Federal com a aprovação do projeto de lei que torna obrigatória a presença de fisioterapeutas, em tempo integral, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Há tempos reforçamos e argumentamos essa necessidade, fomos escutados pela ANVISA, em 2010, mas não em período ininterrupto. Foi necessária uma pandemia para alertar que o nosso fazer profissional pode auxiliar a salvar mais vidas.

Nossa mensagem chegou à Câmara, agora temos que fazer com que ela chegue aos senadores e, após, ao Presidente. Temos que aprovar, o quanto antes, este projeto de lei para assegurar a assistência fisioterapêutica por 24 horas na UTIs brasileiras. A COVID-19 fez com que as unidades de terapia intensiva fossem vistas de uma perspectiva mais específica, fossem avaliadas, questionadas e sua qualidade atestada. As equipes também foram evidenciadas. Juntos poderemos assegurar este benefício para a sociedade.

Conversem com os seus representantes no Senado, levem a eles a importância do fazer do fisioterapeuta nas UTIs.

Senadores, aprovem este PL que veio da Câmara e ofereçam à sociedade a garantia da assistência fisioterapêutica por 24 horas nas UTIs brasileiras.”