junho 5, 2020

Câmara dos Deputados aprova PL que prevê permanência de Fisioterapeutas em UTIs

O Projeto de Lei 1985/19, que dispõe sobre a permanência do profissional fisioterapeuta nos Centros de Terapia Intensiva – CTIS, adulto, pediátrico e neonatal e dá outras providências, foi aprovado na tarde de ontem (04), pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O avanço representa uma importante conquista para a categoria.

O PL é resultado de um intenso trabalho da Comissão de Assuntos Parlamentares do Sistema COFFITO/CREFITOs, em especial, o CREFITO-16, representado pelo conselheiro e membro da CAP nacional e coordenador da regional maranhense Dr. Abidiel Dias, assim como da ASSOBRAFIR, que atua diretamente neste segmento da fisioterapia e sempre preza pela valorização dos profissionais intensivistas.

Após essa conquista, o projeto segue para o Senado Federal e, se aprovado, para sanção presidencial. No Senado, a luta continua pela descrição na lei da proporcionalidade de 1 fisioterapeuta para cada 10 leitos.

Esta é uma grande conquista para a Fisioterapia. Mais reconhecimento, espaço, valorização e oportunidades para os profissionais e, sobretudo, qualidade no atendimento à saúde da população brasileira.