maio 26, 2020

Após denúncia de profissionais ao CREFITO-16, Hospital Regional de Caxias repõe EPIs

Atendendo a reivindicações do CREFITO-16, Hospital Regional de Caxias, Dr. Everaldo Ferreira Aragão, repõe Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Ação resultou de denúncias feitas por profissionais de fisioterapia que fazem parte da equipe de saúde do hospital em questão.

A apuração das denúncias foi feita pelo colaborador Dr. Pedro Bandeira, membro da Câmara Técnica de Gerontologia do CREFITO-16. A denúncia pontuava sobre a falta de EPI’s para profissionais que assistem pacientes com suspeitas e/ou confirmações de Covid.

No Hospital Regional do município, Bandeira foi recebido pela Responsável Técnica do local, onde averiguou a resolução do problema e reposição de equipamentos para garantir a atuação segura dos profissionais, consagrando mais uma conquista do CREFITO-16, dos profissionais de fisioterapia do Maranhão e da população do estado.

O uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório para todos os profissionais de saúde, principalmente para aqueles que estão na linha de frente no combate à COVID-19.

Além disso, é dever das unidades de saúde, das redes pública e privada, garantirem a disponibilidade dos EPI’s a esses profissionais. Dessa maneira, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional que não estiver assistido adequadamente desses equipamentos, deve realizar uma denúncia junto às secretarias de saúde do município e estado e junto ao CREFITO-16.

O profissional pode se recusar ao trabalho caso não possua os EPI’s. As denúncias podem ser feitas através do site e do e-mail: defis@crefito16.gov.br