abril 22, 2020

ASSOBRAFIR orienta sobre recursos e técnicas que devem ser utilizados com cautela ou evitados no tratamento de Covid-19

A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, ASSOBRAFIR, emitiu recomendações a respeito da atuação de fisioterapeutas no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Confira o material.

O material, divulgado na última semana, fornece direcionamentos para o atendimento de Fisioterapia a pacientes com COVID-19, com foco nos recursos e técnicas que devem ser utilizados com cautela ou mesmo evitados, dependendo do quadro clínico do paciente e de fatores relacionados ao ambiente no qual o paciente se encontra.

O conteúdo diferencia, ainda, os quadros clínicos que podem ser apresentados pelos pacientes, um dos fatores que devem ser considerados na hora de determinar a técnica e os recursos que serão adotados para o tratamento da Covid-19.

As orientações consideram técnicas e recursos que podem gerar emissão de gotículas e aerossóis, gasto energético excessivo e até risco de injúria pulmonar nos pacientes, por isso é essencial que os profissionais que estejam atuando no enfrentamento da pandemia mantenham-se informados sobre os cuidados indicados.