abril 6, 2020

5 milhões de profissionais de Saúde devem participar de capacitação para combater a Covid-19

A estimativa do Ministério da Saúde é de que, aproximadamente, 5 milhões de profissionais realizem o curso de capacitação dos protocolos clínicos para o enfrentamento da Covid-19 após a convocação de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais especialistas da área da saúde, feita pela pasta na última quinta-feira (2), para preencher o cadastro de acesso ao treinamento.

Em sua página, o COFFITO reiterou que cadastro inicial é voltado ao treinamento dos profissionais e não implica convocação imediata para atuação junto aos pacientes de Coronavírus. Em relação aos casos de grupos de risco, entre eles gravidez ou idade, o formulário já traz este descritivo, bem como manifestação voluntária de intenção de adesão para participar da estratégia de combate.

Segundo o Ministério da Saúde, o reforço é para auxiliar os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de enfrentamento da Covid-19 a partir da capacidade de trabalho desses profissionais. Profissionais de 14 áreas de atuação da Saúde serão cadastrados e capacitados nos protocolos clínicos da doença.

A iniciativa é parte da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, criada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, considerando a emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, e que irá durar enquanto o estado de emergência de saúde pública permanecer.