março 6, 2020

Coronavírus: fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, atenção às dicas de controle do ambiente assistencial

O mundo está em alerta com o avanço do novo coronavírus, que surgiu em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. A doença que causa a atual epidemia foi batizada pela Organização Mundial da Saúde como Covid-19 e requer atenção e cuidados, principalmente de profissionais da saúde.

Os cuidados para a prevenção contra o Coronavírus são essenciais a todos. Entretanto, é comum que profissionais da área da Saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, fiquem mais expostos a agentes de transmissão.

Logo, é preciso adotar algumas medidas de controle do ambiente assistencial. Confira as dicas do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO):

  • Equipamentos de uso compartilhado entre as pessoas (estetoscópios, aparelhos de aferição de pressão arterial e termômetros) devem ser limpos e desinfectados com álcool 70% após cada uso;
  • É importante instruir as pessoas para que, durante tosse ou espirro, cubram nariz e boca com o cotovelo flexionado ou seja utilizado lenços de tecido ou papel, descartando-os após o uso;
  • Realizar desinfecções de equipamentos e limpeza do ambiente com solução de hipoclorito de sódio em pisos e superfícies de banheiros.

Além das dicas disponibilizadas pelo COFFITO, o Ministério da Saúde lançou um importante canal para instruir profissionais da área e a população em geral, o aplicativo Coronavírus-SUS.

A plataforma oficial, para celulares e tablets, do Governo Federal traz dicas, informações, notícias atualizadas e tem como objetivo conscientizar a população sobre o COVID-19.

Disponível para os sistemas Android e IOS, o app é dividido em três partes: a primeira, que também é a tela inicial da ferramenta, utiliza um sistema de geolocalização que permite ao usuário saber quais são os postos de saúde e hospitais mais próximos de sua região.

Na área de Dicas, o usuário tem acesso a informações essenciais, tais como: o que é o coronavírus, os sintomas, as formas de transmissão e prevenção, orientações para quem vai viajar e até mesmo quando deve ser feito o uso de máscaras.

Ainda na área de Dicas, o aplicativo disponibiliza um canal exclusivamente criado para combater a dissiminação de notícias falsas sobre o COVID-19. O usuário que receber qualquer informação duvidosa pode tirar suas dúvidas clicando no ícone Fake News da plataforma.  Ao clicar, o usuário é redirecionado para o site oficial do Ministério da Saúde. Caso a informação não seja esclarecida, ainda há a possibilidade de enviar mensagem para o número de Whatsapp disponibilizado.

A última área da plataforma é destinada a divulgar notícias em tempo real sobre as ações do Ministério da Saúde, avisos sobre coletivas de imprensa, recomendações gerais e atualizações sobre o vírus. O aplicativo é totalmente gratuito, ocupa menos de 10MB de espaço e pode ser baixado na Play Store para sistemas Android e Apple Store para iphones.