outubro 30, 2019

COFFITO atende solicitação do CREFITO 16 e não reajusta anuidade para 2020

Profissionais terão outros benefícios como descontos e parcelamento

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO-16 manterá o mesmo valor da anuidade em 2020, ou seja, R$ 492,00. Para assegurar o congelamento, o CREFITO- 16 requereu ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, por meio de ofício com exposição de motivos, os quais foram acatados pelo Conselho Federal. Assim, o valor da anuidade, taxas e emolumentos praticados em 2019 serão os mesmos em 2020. Uma conquista importante para os profissionais maranhenses.

O presidente do CREFITO-16, Dr. Fernando Muniz, disse que a iniciativa da autarquia maranhense considerou a necessidade de reduzir o peso da anuidade no bolso dos profissionais. Disse que o Conselho Maranhense levou em conta a situação financeira pela qual o Brasil atravessa e as dificuldades orçamentárias dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para manterem suas obrigações pecuniárias em dia.

Além de assegurar o congelamento, os profissionais maranhenses terão outros benefícios como desconto e a possibilidade do parcelamento. De acordo com a Resolução nº 511, de 28 de outubro de 2019, publicada no Diário da União desta quinta-feira (30), profissionais com 30 de anos de inscrição ou mais terão direito a desconto de 50% para o pagamento da anuidade, não se aplicando o desconto aos emolumentos previstos no art 8º da Resolução.

Outro benefício a que os profissionais terão direito são os descontos para pagamento da anuidade à vista. As anuidades pagas à vista até o último dia útil do mês de janeiro, até o último dia útil do mês de fevereiro e até o último dia útil do mês de março de 2020 terão desconto de 15%, 10% e 5%, respectivamente. 

“É com o recolhimento da anuidade que o Conselho pode desenvolver o seu trabalho voltado para os fisioterapeutas e terapeutas do nosso estado, mas temos a sensibilidade para entender a dificuldade que muitos profissionais enfrentam para mantê-la em dia. Por isso fizemos gestões ao COFFITO que também se mostrou sensível a essa demanda para que o valor de 2020 não sofresse qualquer alteração”, explicou Dr. Fernando Muniz.