dezembro 1, 2016

CREFITO 16 embaixador do Projeto Cuidar – Primeira Infância

No dia 24 de novembro, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região – CREFITO 16, foi representado por sua Vice-Presidente, Dra. Ângela Cecim, durante o lançamento oficial do Projeto Cuidar – Primeira Infância: abrace essa ideia!. O projeto é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, que tem como objetivo a sensibilização sobre a importância da Primeira Infância como fase determinante do desenvolvimento humano e da construção de uma sociedade melhor. Para a abertura da campanha reuniram-se embaixadores, entre eles o CREFITO 16, parceiros e a imprensa maranhense no Auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para a Dra. Ângela Cecim, a iniciativa é extremamente positiva, pois direciona o olhar de todos para uma etapa na vida que é determinante para a construção de um futuro promissor. “É durante a primeira infância que a criança vive processos de desenvolvimento importantes, que são influenciados pela realidade em que está inserida. Sendo assim, nada mais natural do que voltar as nossas ações para este grupo,  visto que estaremos desta forma contribuindo para o progresso de toda uma geração”. Abaixo, conheça detalhes sobre o Projeto Cuidar: 

 O que é a Primeira Infância?

De modo geral, chama-se Primeira Infância o período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal. No Brasil, consideramos que a Primeira Infância termina quando a criança completa seis anos de idade. Durante a Primeira Infância ocorrem processos fundamentais ao desenvolvimento integral de qualquer pessoa, como o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros.

Desde muito pequenas, entre pares, família, pessoas da comunidade, da escola, assistindo a produções dos diferentes meios de comunicação, as crianças são capazes de estabelecer múltiplas relações, construir saberes, reproduzir e criar modos de viver e de pensar o mundo.

Por que investir na Primeira Infância?

A ciência diz que investir na Primeira Infância é uma das estratégias mais importantes para construir uma sociedade melhor para todos: mais segura, mais justa, mais produtiva. Experiências positivas na Primeira Infância são decisivas ao desenvolvimento da criança, seu comportamento e suas escolhas ao longo de toda sua vida.

Quando investimos na Primeira Infância, todos ganham: podemos reduzir problemas sérios de saúde em nossa sociedade, como obesidade e doenças cardíacas, assim como diminuir a criminalidade em nossas cidades, aumentando a qualidade de vida de todos. Investir na Primeira Infância é garantir que a criança alcance o melhor do seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.

 Você sabia?

Ao longo dos seis primeiros anos de vida da criança, seu conhecimento desenvolve-se mais do que em qualquer outra etapa da vida. O cérebro na Primeira Infância funciona a todo vapor: realiza de 700 a 1000 novas conexões por segundo. Essas conexões são responsáveis pelo desenvolvimento físico, emocional e cognitivo de toda criança e, assim, de qualquer pessoa – elas influenciam a prática de esportes e o aprendizado de línguas, assim a capacidade de encontrar soluções para um problema, por exemplo. E o mais importante: o que fortalece e mantém essas conexões é o afeto – ou seja, quando associadas ao cuidado e ao afeto, elas são mantidas pelo cérebro da criança.

Já as conexões que não são fortalecidas pelo afeto, enfraquecem e desaparecem. Assim, o cuidar com afeto é fundamental ao desenvolvimento de toda criança. A criança é sujeito de direitos e precisamos respeitar e garantir esses direitos. Todas as crianças brasileiras, sem exceção, devem ter garantidos todos os seus direitos. Mas quem é responsável por isso? Cuidar da criança é responsabilidade de todos nós: do poder público, das famílias, das escolas, de toda a sociedade, de cada um de nós. Está na nossa Constituição Federal – e em nossas mãos! Mas não podemos esquecer: a criança não é o cidadão do futuro. A criança é cidadã desde a Primeira Infância. E aquilo que ela vive hoje estará refletido no que ela e todos nós viveremos amanhã.

O que é a Mobilização pela Primeira Infância?

É uma campanha liderada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão para a sensibilização de governos e sociedade sobre a importância da Primeira Infância como fase determinante do desenvolvimento humano e da construção de uma sociedade melhor. A campanha, por meio de reuniões, eventos, capacitações, presença nas diversas formas de mídia e diversas outras estratégias, busca o fortalecimento de uma cultura do cuidar e da compreensão de que o desenvolvimento da criança é responsabilidade de todos.

A continuidade da campanha será realizada por meio de ações específicas dos parceiros envolvidos, tendo como referência o filme O Começo da Vida, produzido no Brasil e gravado em 8 países, com apoio de mais de duas dezenas de instituições públicas, privadas e não governamentais, nacionais e internacionais. O filme pode ser assistido dublado ou legendado através do website www.ocomecodavida.com.br, mas está disponível também no Netflix, no Youtube, no canal NOW da TV a cabo NET e na Rede de Entretenimento LATAM Airlines.

Além do evento e ações na capital, a campanha tem como objetivo realizar o mesmo evento de lançamento em pelo menos mais duas cidades maranhenses em 2017 e disseminar as ações das secretarias e instituições parceiras em todas as cidades do Maranhão, de forma progressiva e permanente.

Como participar?

Não há limite mínimo para contribuir e seu apoio à campanha pode ser feito de diversas formas: recursos financeiros, recursos humanos, serviços e/ou produtos.

15284130_1118

projetoc

Fonte: Assessoria CREFITO 16 com informações da Comunicação São Luís