NOTA DE REPÚDIO
Os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª e da 16ª Regiões – CREFITOs 14 e 16 – tomaram conhecimento, recentemente, de ocorrências supostamente contrárias ao exercício legal da Terapia Ocupacional.
De acordo com informações preliminares, há indícios de que, durante o Congresso “Além do Laudo”, ocorrido nas cidades de Teresina (PI) e Coelho Neto (MA), respectivamente, nos dias 29 e 30 de janeiro de 2026, uma enfermeira do estado de Minas Gerais realizou palestras apresentando-se como “especialista em Terapia Ocupacional”.
O CREFITO-14 e o CREFITO-16 repudiam veementemente quaisquer ações e eventos que interfiram no pleno exercício da Terapia Ocupacional. Os dois Conselhos reforçam a importância da garantia das prerrogativas dos terapeutas ocupacionais, tanto no ambiente de trabalho quanto em eventos de caráter científico, profissional ou de qualquer natureza.
O CREFITO-14 e o CREFITO-16 reiteram o compromisso com a ética e com a atuação legal dos terapeutas ocupacionais. Ambas autarquias destacam que já estão verificando as denúncias recebidas e os detalhes do ocorrido, para tomarem as providências cabíveis, caso fique comprovada a existência de qualquer ilegalidade.
A Terapia Ocupacional é uma profissão autônoma e regulamentada no Brasil, por meio do Decreto-Lei nº 938/1969. Os profissionais da área também atuam em conformidade com o Código de Ética regulamentado pelo COFFITO (Resolução nº 425/2013).
Atenção! Em caso de dúvidas sobre o registro profissional de terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, verifique as credenciais no site crefito14.org.br, na área “Pesquisar por Profissionais/Empresas”; ou no portal crefito16.gov.br, destaque “Consulta ao Profissional”.




