CREFITO-16 registra tentativa de registro com diploma falso e aciona autoridades
O CREFITO-16 continua vigilante quanto aos casos de documentações falsificadas. Uma nova ocorrência foi identificada pela Secretaria do Conselho, relacionada à falsificação de diploma de Terapeuta Ocupacional.
A autarquia recebeu, via correios, documentos para solicitação de Registro na área da Terapia Ocupacional, que havia sido entregues na Subsede Santa Inês. Após análise minuciosa, foi constatada a suspeita de que o diploma apresentado não seria verdadeiro. Diante disso, medidas imediatas foram adotadas, com o encaminhamento da documentação à Instituição de Ensino Superior responsável, a fim de verificar a autenticidade do documento. Por meio de ofício resposta da IES, foi confirmada a falsificação do diploma.
O CREFITO-16 já encaminhou o caso às autoridades competentes, para adoção das providências legais cabíveis, reforçando o compromisso com a segurança dos serviços prestados e com a proteção da sociedade em todo o estado do Maranhão.
O Conselho segue atento e atuante diante de novas tentativas de fraude, reforçando que falsificar ou utilizar diploma falso é CRIME, sujeito a penas de reclusão e multa. Essas condutas são tipificadas no Código Penal Brasileiro como falsificação de documento público e uso de documento falso, e serão rigorosamente comunicadas aos órgãos responsáveis sempre que identificadas.
