ABRAFIN contesta meios de comunicação após reportagem
No último dia 19 de janeiro, foi divulgada uma matéria no mínimo polêmica nos jornais Zero Hora, do Rio Grande do Sul e o Estado de Minas, de Minas Gerais com o seguinte título: FISIOTERAPIA NÃO AJUDA PACIENTES COM PARKINSON, DIZ ESTUDO. O estudo a que se refere o artigo em questão foi feito pela JAMA, uma revista britânica de alto índice de impacto, sendo uma das mais respeitadas no mundo.
Ocorre que a reportagem desses meios de comunicação realizou uma interpretação equivocada de um estudo que com um modelo pragmático diz que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional da maneira como são oferecidas para a população fora do Brasil (ou seja, em doses pequenas), não produz o benefício que a literatura já comprovou que existe.
O parecer a seguir, elaborado pela ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional) procura esclarecer o objetivo deste estudo, mostrando sua importância no planejamento e gestão dos serviços de Fisioterapia, públicos e privados da Inglaterra e também em outros países. Clique aqui e leia na íntegra a resposta da ABRAFIN sobre a errônea pauta.
