Home » evento » CREFITO-16 realiza homenagens aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuaram na linha de frente da Covid-19, em comemoração aos 52 anos de regulamentação das profissões

O Conselho Regional de Fisioterapia Ocupacional do Maranhão (CREFITO-16) comemorou, nesta quarta-feira, 52 anos de regulamentação das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil. Aproveitando a oportunidade e em comemoração à data, o Crefito-16 realizou, neste dia 13 de outubro, Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, homenagem aos profissionais das duas áreas, que estiveram ou estão na linha de frente do combate à Covid-19 e que se dedicaram a cuidar da saúde funcional de pacientes, em um momento crítico para todo o país.

As celebrações pelo Dia Nacional das profissões, nesses dois anos, foram ainda mais evidentes por conta do protagonismo que os profissionais dessas duas áreas tiveram nesse momento da pandemia, em que atuaram para combater o novo coronavírus e salvar vida, em hospitais, ambulatórios e também em domicílio para ajudar na recuperação funcional de sequelas pós a doença. Diante disso, como forma de reafirmar a importância desse tipo de assistência, o Crefito-16 fez um resgate com os coordenadores dos locais e áreas, que estavam recebendo pacientes com a Covid-19, e avaliaram profissionais, tanto em São Luís, quanto em outros municípios, para serem homenageados e parabenizados por todo seu trabalho e comprometimento com as milhares de vidas. Foram entregues mais de 700 placas como símbolo de menção honrosa, além das saudações e falas de agradecimento e fortalecimento.

O presidente da entidade, Dr. Fernando Muniz, parabenizou todos os profissionais pelo seu dia e destacou a importância da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional para assistência segura a saúde da sociedade. Além disso, evidenciou o trabalho árduo de todos que aturam, diretamente, no combate à Covid-19.

“Estamos em mais um dia 13 de outubro para comemorar e homenagear os 52 anos de regulamentação das nossas profissões. Esse ano ainda mais especial para nós, já que se tornou mais clara a importância de um fisioterapeuta e de um terapeuta ocupacional nas assistências hospitalar, ambulatorial e domiciliar. Então, é um dia muito especial e realçamos que todos esses anos vem demarcando o crescimento da nossa área com pesquisas, trabalhos e estudos. O Crefito é uma autarquia pública que defende a sociedade e prima pela excelência profissional. Por isso estamos aqui homenageando esses profissionais que atuaram na linha de frente da Covid e que foram verdadeiros heróis”, afirmou.

O coordenador do Departamento Estadual de Atenção Multidisciplinar, Rodrigo Araújo, representante da Secretaria de Estado da Saúde, estava presente na solenidade e ratificou a gratidão por todos os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Para nós é um motivo de orgulho estar aqui, no dia desses profissionais tão essenciais, dispostos e valentes, que se destacaram nesse momento de pandemia, que ainda estamos vivendo. A nossa palavra é gratidão pela luta incansável dos profissionais que estiveram à frente mostrando a essencialidade desse serviço e que não se faz mais serviço de saúde sem fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais”, realçou.

Para o fisioterapeuta Vinicius Guterres, o evento foi um momento de muita emoção e confraternização. “É com muita emoção que a gente recebe essa homenagem porque foi uma época de muitos desafios, superações, trabalho e estudos. E o reconhecimento nos deixa cada vez mais agradecidos e com vontade de buscar novos conhecimentos e avanços nas nossas profissões. Além disso, temos a emoção de encontrar muitos dos nossos amigos, que participaram da luta. É um momento de confraternização, mas sobretudo de amizade, reconhecimento e agradecimento”, disse.

A solenidade, que foi dividida em três turnos, manhã e tarde dedicado aos fisioterapeutas e à noite para os terapeutas ocupacionais, finalizou o dia com as homenagens para a Terapia Ocupacional, em que foram discutidas algumas pautas da profissão e entrega das últimas placas.

“Nós elencamos várias ações para homenagear fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O Crefito-16 proporcionou entregas de placas em homenagem aos profissionais frente à Covid-19. Agora, na finalização, estamos homenageando os nossos terapeutas, que atuaram em combate à pandemia, mas também, aproveitando a celebração, homenageamos os profissionais dessa área que são especialistas pelo Sistema Coffito e associações”, destacou a vice-presidente do Crefito-16, Dra. Márcia Rodrigues.

Para além das homenagens em São Luís, o Crefito-16 também realizou celebrações nas cidades de Imperatriz, Santa Inês, Pinheiro, Chapadinha, Presidente Dutra  e Caxias com delegados do Conselho desses municípios. As comemorações pelos 52 anos e pelo Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional se estendem por todo mês com as capacitações presencias e on line para ambas profissões nos dias 16 e 23.

Para acompanhar mais fotos da solenidade de homenagem, clique aqui.

  • seta ir para o topo