Home » noticia » Câmara Técnica de Terapia Ocupacional em Saúde Mental do Crefito-16 debate sobre Setembro Amarelo

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região (CREFITO-16) realizou neste sábado (25) o 1º encontro da Câmara Técnica de Terapia Ocupacional em Saúde Mental. Abordando o tema do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o encontro teve como objetivo discutir o papel da Terapia Ocupacional frente ao cuidado com a saúde mental.

O evento teve a palestra “Evolução do Prontuário para Terapeutas Ocupacionais” realizada pela pela vice-presidente do CREFITO-16, Dra. Márcia Rodrigues. Já a vice-presidente do COFFITO, Dra. Ana Carla Nogueira falou sobre a Campanha Oficial da autarquia federal em alusão ao Setembro Amarelo.

O encontro também contou com a participação do médico psiquiatra Dr. Adalberto Barreto, criador da Técnica Comunitária Integrativa, modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, tanto quanto alegrias, vitórias ou histórias de superação.

“O futuro da psiquiatria não é mais investir em espaços que isolam, que estigmatizam, mas investir em vínculos. Então, as coisas estão conectadas. E a terapia ocupacional cria vínculos e tem um papel fundamental para que o paciente crie vínculos com seu entorno”, pontuou Dr. Adalberto.

“Nós acreditamos que a Terapia Ocupacional se faz presente em todos os âmbitos da área da saúde. Esse evento para nós, no mês de setembro, ele é muito significativo. É o nosso primeiro evento presencial da Terapia Ocupacional em que nós queremos que terapeutas ocupacionais vivenciem esse momento e criem possibilidades para uma nova abordagem.”, afirmou a vice-presidente do CREFITO-16, Dra. Márcia Rodrigues.

 “Esse evento tem como importância trazer mais conhecimento para os terapeutas ocupacionais. Está sendo de grande importância para marcar a nova Câmara Técnica”, disse Dra. Jéssica Costa, Terapeuta Ocupacional e Coordenadora da Câmara Técnica de Terapia Ocupacional em Saúde Mental.  “A terapia ocupacional olha o indivíduo como um todo, então isso faz com que o humanize e faça diferença na sua saúde mental.”

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo