Home » noticia » ARTIGO – Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais – profissionais de saúde que a população precisa!

Doutores(as) que cuidam da saúde funcional do organismo e da mente humana. Nesse momento dramático da saúde pública se mostraram protagonistas, sendo um dos profissionais de saúde mais demandados. Cuidaram e cuidam para que os pacientes vitimados da COVID-19 recuperem suas capacidades de respirar, de se movimentar/locomover, de minimizar suas dores, de desenvolver suas capacidades mental/cognitiva, de se reabilitar no enfrentamento desse novo normal, retomando suas rotinas e atividades laborais, etc.

Fisioterapeutas atuam nos distúrbios do movimento humano – gerados ou não por doenças –, por meio da promoção da saúde funcional, da prevenção e recuperação dos distúrbios cinético-funcionais. Ou seja, em todas áreas da saúde – ortopédica, neurológica, respiratória, terapia intensiva, dermatofuncional, cardiovascular, gerontologia, saúde do trabalhador, oncologia, saúde da mulher, entre outras, – atuam no sentido de promover/manter a saúde funcional e recuperar as funções dos distúrbios cinéticos do organismo humano. Nessa pandemia estão sendo protagonistas os especialistas em Fisioterapia Respiratória e em Fisioterapia em Terapia Intensiva, demonstrados na arte da ciência de suas práticas na linha de frente aos pacientes graves internados por distúrbios respiratórios, que se utilizaram ou não de ventilação mecânica, tecnologia conduzida por estes especialistas. E nesses pacientes pós alta hospitalar – Fisioterapeutas respiratórios, cardiovasculares, neuro-funcionais, traumato-ortopédicos, entre outros – foram e estão sendo os mais demandados, com fins de recuperar as funções neuromioarticulares e respiratórias reduzidas pós internação.

Terapeutas Ocupacionais atuam na prevenção e tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade. Nessa pandemia estão sendo protagonistas os especialistas em Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e em Terapia Ocupacional em Saúde Mental, evidenciados na linha de frente e na recuperação pós alta hospitalar. Outros especialistas também demonstraram ações expressivas, como os Terapeutas Ocupacionais nas áreas de Contextos Sociais, de Gerontologia e de Saúde da Família, entre outros.

Treze de Outubro é o dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Um dia que merece louvor! Um dia de profissionais que transformam ciência em vida útil! Um dia de Fisioterapeutas que fizeram restabelecer a respiração de muitos vitimados da COVID-19! Um dia de Terapeutas Ocupacionais que ajudaram a recuperar desempenho ocupacional de pessoas que sofreram direta ou indiretamente pela COVID-19! Um dia de mérito à duas profissões que fizeram e fazem muita diferença na vida das pessoas há 51 anos no Brasil, tendo hoje um expressivo protagonismo! Um dia de Doutores e Doutoras Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais – assistenciais, coordenares, responsáveis técnicos, gestores, docentes, pesquisadores, políticos, agentes sociais, etc. – que dedicam suas vidas a cuidar da saúde das pessoas, nestas variadas formas.

Parabéns a estes Grandes Profissionais de Saúde desse país e, em especial, do Estado do Maranhão, que com ciência, arte e amor estão fazendo uma enorme diferença nos cuidados de saúde de nossa população!

FERNANDO MAURO MUNIZ FERREIRA

Presidente CREFITO 16/MA

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo