Home » evento » FCFAS divulga Nota Pública sobre o papel dos Conselhos Profissionais na formação em Saúde

O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), do qual o COFFITO é integrante, divulgou Nota Pública sobre o papel dos conselhos profissionais em relação à formação e à qualidade da assistência de saúde prestada à população.

O material foi elaborado pela Comissão de Educação do FCFAS para rebater o Parecer CNE/CES Nº 209/2020, no que diz respeito à função dos conselhos frente à formação e à sociedade.

Para o COFFITO, não é possível dissociar formação e qualidade da prestação de serviços em Saúde, pois estão diretamente relacionadas. De acordo com o diretor-secretário do COFFITO e integrante do FCFAS, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva, uma vez que cabe aos conselhos de fiscalização assegurar a prestação de atendimento digno e adequado às necessidades do paciente. Consequentemente, essas entidades deveriam ser consultadas em relação à formação, afinal possuem ampla compreensão sobre a prática profissional.

Por meio da Nota Pública, o FCFAS reforça que é imprescindível a participação dos conselhos nos procedimentos de avaliação da formação em Saúde, para uma atuação profissional segura, livre de danos e imperícias, visando à proteção e ao bem-estar das pessoas.

Importante lembrar que o FCFAS representa 14 conselhos profissionais. Juntas, essas entidades congregam cinco milhões de profissionais, e têm como missão precípua o zelo pela saúde e pelo exercício ético das profissões.

Clique aqui para ler a Nota Pública.

  • seta ir para o topo