Home » evento » ASSOBRAFIR emite orientações sobre atuação de fisioterapeutas no combate ao Coronavírus

Com o intuito de manter os profissionais de Fisioterapia orientados sobre como proceder nas diversas ações de combate ao COVID-19, a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, ASSOBRAFIR, vêm emitindo uma série de comunicados oficiais com instruções aos fisioterapeutas que integram as equipes de atendimento em saúde.

As recomendações da ASSOBRAFIR são direcionadas a três tipos de situações que podem ser impostas aos profissionais de Fisioterapia durante a pandemia do novo Coronavírus, sendo elas: Reanimação Cardiopulmonar, Manejo da População Infantil e Intervenção na insuficiência Respiratória Aguda.

De acordo com a Associação, a Reanimação Cardiopulmonar (RCP), em casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, deve seguir os protocolos da American Heart Association (AHA), com algumas orientações específicas.

Para que se possa oferecer um atendimento de excelência, a partir do conhecimento do protocolo oficial de RCP, é recomendada a leitura complementar do posicionamento. Ao socorrer um paciente com suspeita ou confirmação de COVID-19, o profissional deve informar a todos os envolvidos sobre o potencial risco de transmissão do coronavírus. Também se aconselha, entre outras coisas, a presença do menor número possível de pessoas na assistência ao paciente.

Outro ponto destacado pela ASSOBRAFIR chama atenção para os efeitos do COVID-19 na população infantil e determina a atuação adequada do fisioterapeuta na prevenção e tratamento desses pacientes no
ambiente hospitalar.

Para completar as recomendações, a entidade expôs indicações e uso da Ventilação Não-Invasiva e Cânula Nasal de Alto Fluxo, trazendo, ainda, orientações sobre o manejo da Ventilação Mecânica no tratamento da insuficiência respiratória aguda, causada pela infecção do Coronavírus.

Confira os documentos completos e as orientações na íntegra:

  • seta ir para o topo