Home » noticia » CREFITO-16 reúne coordenadores de Fisioterapia e responsáveis técnicos durante capacitação

O CREFITO-16 fechou o mês de novembro realizando a II Capacitação dos Responsáveis Técnicos e Coordenadores de Fisioterapia no Âmbito Hospitalar. A qualificação aconteceu durante os dias 29 e 30 de novembro, no auditório do Executive Lake Center.

O primeiro palestrante da ocasião foi o conselheiro do CREFITO-3, de São Paulo, Dr. Luiz Moderno, com uma abordagem sobre a legislação aplicada à Fisioterapia Hospitalar, perfil e formação profissional, atribuições do coordenador e do responsável técnico de Fisioterapia e gestão hospitalar.

“Esta é uma oportunidade muito importante de estarmos trocando informações. Temos diferentes realidades neste país”, destacou Dr. Moderno. “Vou procurar passar isso de uma forma mais prática, fazer isso bem aplicado”, afirmou o especialista, que também tratou de tópicos como parâmetros assistenciais, empregabilidade e Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos, além do papel e da organização do Sistema COFFITO/CREFITO.

Formado em Fisioterapia pela UFSCar, Dr. Luiz Moderno tem aperfeiçoamento em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo InCor/HCFMUSP, Aprimoramento em condicionamento físico aplicado às cardiopatias pela Escola de Educação Física da USP/InCor. Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenador do Serviço de Fisioterapia do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Atua principalmente em fisioterapia cardiorrespiratória, em UTI, gestão de serviços de fisioterapia, ética na saúde e biodireito.

 

Dr. Luiz Moderno, durante palestra.

Dr. Luiz Moderno, durante palestra.

Já na sexta-feira, 30, a programação ficou por conta do Dr. Bruno Vilaça, do CREFITO-2 (RJ), com uma explanação sobre gestão hospitalar, gestão de relacionamento,, ferramentas de qualidade e implantação de indicadores.

Vale destacar que o Dr. Vilaça é mestrando em Ciências da Saúde pela UERJ, Dr. Luiz Moderno é graduado e pós-graduado em Fisioterapia Respiratória pela Universidade Gama Filho. É Fisioterapeuta e Coordenador de Terapia Intensiva do Hospital Copa D´Or. É também professor da Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e das Faculdades Inspirar.

 

Dr. Bruno Vilaça em palestra.

Dr. Bruno Vilaça, do CREFITO-2.

Hoje à frente da coordenação multidisciplinar de reabilitação em um hospital de referência público de alta complexidade, o Dr. Gustavo Arouche participou do evento e destacou a relevância da iniciativa para os profissionais. “É muito importante, para os coordenadores, sempre estarem atualizados, até para passar para os gestores as reais necessidades do momento. Isso só tem a engrandecer os coordenadores como profissionais, para que eles levem isso para suas gestões, tentem pactuar junto com os outros serviços públicos, alinhar os serviços. O termo gestão é a palavra de ordem”, frisou. “O CREFITO-16 só tem a aumentar, engrandecer minha capacidade profissional de enxergar mais, de ter um olhar maior como gestor em uma instituição”.

 

 

Presidente do CREFITO-16, Dr. Fernando Muniz, dando as boas-vindas aos participantes da capacitação.

Presidente do CREFITO-16, Dr. Fernando Muniz, dando as boas-vindas aos participantes da capacitação.

 

Coordenadora do Departamento de Fiscalização do CREFITO-16, Dra. Louise Gondim.

Coordenadora do Departamento de Fiscalização do CREFITO-16, Dra. Louise Gondim.

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo