Home » noticia » CREFITO-16 promove ação social em Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

O CREFITO-16 realizou, no último sábado, 6 de outubro, uma ação social em comemoração ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional — celebrado em 13 de outubro. O evento aconteceu na Reserva do Itapiracó, em São Luís, atendendo a transeuntes e moradores da área.

Para a ação educativa, foram montados vários estandes comandados pelas câmaras técnicas do Conselho, com orientações e atividades relacionadas às áreas de atuação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, como osteopatia, quiropraxia, contextos sociais e hospitalares, saúde da família, pilates clínico, fisioterapia em diversos segmentos (neurofuncional, do trabalho, aquática, pilates clínico, cardiovascular, respiratória terapia intensiva, desportiva, traumato-ortopedia), saúde mental, saúde da mulher e oncologia.

“Isso é muito importante para as pessoas quererem vir aqui, olhar e conhecer o serviço”, conta o frequentador assíduo da área de lazer da Reserva, seu José Raimundo Sampaio Matos, que tem 63 anos e conta que é grato à Fisioterapia, pelo acompanhamento dado 14 anos atrás, quando teve que fazer uma cirurgia. Na época, o atendimento foi feito em regime de homecare, durante um mês. “A minha recuperação foi excelente”, relata. Atualmente, seu José percorre diariamente 12km, entre corrida e pedaladas.

O Policial Militar, Ricardo Dias, também aproveitou os serviços oferecidos durante a Ação Educativa. Ele conheceu a ventosaterapia, técnica que ativa a circulação favorecendo a nutrição dos músculos, o que alivia as tensões, dores musculares e articulares. “Não conhecia a técnica. Aproveitei a ação para conhecer. Gostei bastante”, disse o policial, cuja queixa era dor nas costas.

Por outro lado, o estudante do terceiro período do curso de Fisioterapia, Walber Mendes Pires, diz que aproveitou bem a experiência para incrementar sua vida acadêmica. “Encontrei neste evento, uma oportunidade de, além das horas-extras curriculares, de aprender das áreas, das especialidades da Fisioterapia, a importância dela no papel social”, afirmou.

O objetivo foi conscientizar o público sobre a atuação dessas áreas e a necessidade de valorização dos respectivos profissionais. Para isto, houve orientações sobre esses segmentos, aulão de zumba, seção de pilates e acupuntura e a exposição de banners informativos sobre atuação em gerontologia, unidades de cuidados renais, doação de órgãos e tecidos, ergonomia e outros assuntos.

O presidente do CREFITO16, Dr Fernando Muniz, disse que a inciativa teve por objetivo celebrar o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado no próximo dia 13, mas mais do que isso, foi aproximar a população desses profissionais e esclarecer sobre as diversas especialidades dessas importantes áreas profissionais.

Confira algumas fotos do evento a seguir.

Mais imagens estão disponíveis em nosso instagram, clicando AQUI.

 

DSCN2954

DSCN2977

DSCN3057

DSCN3168

DSCN3340

 

CREFFITO 16

  • compartilhe:
  • facebook
  • Twitter
  • seta ir para o topo